Vivo
 

Teste: Você está pronto para ser um jovem no mercado de trabalho?

A- A+

As empresas costumam ser exigentes com o jovem no mercado de trabalho: cobra-se experiência, mesmo que a idade seja um empecilho, e exige-se maturidade, ainda que a adolescência tenha recém-acabado.

No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE em 2014, há cerca de 16 milhões de brasileiros com idades entre 18 e 24 anos trabalhando ou procurando emprego, o que equivale a 70,4% da população dessa faixa etária.

Ingresso de jovem no mercado de trabalho

Procura por emprego é comum a mais da metade dos jovens brasileiros. Foto: Valdecir Galor, SMCS-Curitiba

Para garantir um espaço no mercado de trabalho e superar a concorrência, é preciso estabelecer critérios de diferenciação e se manter tão atualizado quanto possível. Mas não só isso: as empresas desejam que os jovens tenham personalidade. É o que indica uma pesquisa realizada em 20 países pela consultoria alemã Trendence, divulgada em 2015.

De acordo com os dados apurados, além de todas as habilidades profissionais exigidas, a nova geração deve ter a “personalidade” como principal marca. Essa característica foi considerada mais importante do que “competências”, que abrange o saber prático e “conhecimento”, que está relacionado à teoria.

Mas o que isso quer dizer? Será que você está pronto para ser mais um jovem no mercado de trabalho e para iniciar sua carreira profissional? Faça o teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou e descubra.

Ameaça aos documentos pessoais na internet
Buscando soluções para o endividamento
ATM