Vivo
 

Teste: Você está pronto para começar um investimento em ações?

A- A+

Os brasileiros não tendem a fazer investimento em ações. Ao menos é o que aponta um estudo recente realizado pelo Instituto de Pesquisas Rosenfield, a pedido da BM&FBovespa.

Segundo a pesquisa, 65,6% da população tem baixa propensão a investir no mercado acionário. O Indicador de Propensão em Investimento em Ações (IPIA) revelou ainda que 32,8% e 1,6% possuem, respectivamente, média e baixa propensão para realizar uma aplicação na Bolsa de Valores.

O percentual foi medido a partir de entrevistas com 2 mil pessoas, representantes de todas as classes sociais, nas 15 principais regiões metropolitanas do país.

Jovem acompanhando investimento em ações

Conhecer os detalhes que cercam o investimento em ações é essencial para o sucesso. Foto: Shutterstock

Quando analisado por faixa de renda, apenas 0,6% daqueles que ganham até um salário mínimo tem alta propensão a realizar o investimento em ações. Já entre aqueles que recebem acima de dez salários mínimos, o percentual sobe para 9,4%.

Um dos motivos para a pequena predisposição de investimento no mercado acionário pode ser o pouco conhecimento. O estudo mostrou que apenas 36,8% dos entrevistados conhecem a modalidade.

E você? Acha que sabe tudo sobre investir na Bolsa de Valores? Faço o teste abaixo e descubra se está pronto para partir para o investimento em ações. As perguntas foram baseadas em informações consideradas pela Bovespa como fundamentais para quem deseja começar a aplicar no mercado acionário.

O que é o Banco Central e qual a sua função
Casais inteligentes economizam juntos
Brasil deve aprender como enfrentar a crise