Vivo
 

Teste: Você está preparado para o mercado de investimentos?

A- A+

Você tem uma carreira promissora pela frente e quer aproveitar o momento para fazer o dinheiro render. Mas, apostar no mercado de investimentos em época de crise parece reservar maiores chances de perder do que de lucrar. Certo? Errado. Essa não é uma ciência exata.

Engana-se quem pensa que a atual situação econômica do país inviabiliza a aplicação de capital no mercado de investimentos. Apesar das empresas brasileiras listadas em Bolsa terem encolhido mais de US$ 410 bilhões em valor de mercado neste ano, conforme levantamento da consultoria Economática, apostar em ações ainda tem vantagens.

Entre as principais, está o baixo valor nos preços das ações de algumas empresas, oportunidade ideal para quem está começando e está receoso em apostar muito dinheiro.

Aplicar dinheiro no mercado de investimentos

Conhecer as nuances do mercado de ações é essencial para não perder dinheiro. Foto: Shutterstock

Além disso, em tempos de crise, o mercado de investimentos tende a atingir os preços mais baixos possíveis, para depois começarem a subir novamente. Por isso, é sempre bom ter em mente que nessa modalidade é preciso buscar rentabilidade a longo prazo.

O mercado de ações, assim como qualquer outro ramo de investimentos, exige alguns cuidados, especialmente por apresentar uma maior volatilidade e envolver um risco superior do que as outras modalidades. É  importante estar preparado para diminuir a possibilidade de perder dinheiro.

E você, se considera preparado para começar a atuar no mercado de investimentos e investir bem? Faça o teste a seguir, seja sincero nas respostas e descubra se o seu perfil é de investidor nato, investidor júnior ou amador.

Frustrated man not having money to pay bills
montagem em que homem sobe escada formada por pilha de moedas
Consumidor com problemas ao usar cartão de crédito