Vivo
 

Teste: Você está preparado para mudar de vida financeira?

A- A+

Em meio à crise, muitos brasileiros querem (ou precisam) mudar de vida financeira. Menos da metade da população (49,6%) chega ao final do mês com alguma sobra no orçamento, conforme mostrou pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Tentando mudar de vida financeira

Quem deseja mudar de vida financeira deve praticar o controle de gastos. Foto: iStock, Getty Images

Dentre as razões apontadas pelos entrevistados para não conseguirem uma maior folga nas contas está a falta de controle com os gastos, o que foi citado por 18,2% da amostra.

O desafio, segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, é adequar o padrão de vida, de modo a não se endividar e, se possível, fazer uma reserva financeira para imprevistos.

No entanto, isso não acontece de uma hora para outra e muito menos em um passe de mágica. Para mudar de vida financeira, é também preciso eliminar alguns maus hábitos e rever a sua relação com o dinheiro.

Será que você está pronto para mudar de vida financeira? Faça o teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou e descubra se está preparado, se preparando ou nada preparado para deixar suas antigas (e ruins) práticas para trás.

Vai ser promovido no trabalho
Administrar o dinheiro em família é preciso
Brasileiros têm dificuldade de administração financeira