Vivo
 

Teste: Você está preparado para abrir um negócio próprio?

A- A+

Com tamanha instabilidade econômica, você nunca sabe se vai acordar empregado ou desempregado. Essa incerteza acaba por motivar muita gente a abrir um negócio próprio. Contudo, não basta ter um cenário favorável. É preciso estar preparado para esse novo compromisso.

Ela decidiu abrir um negócio próprio

Além da sua atividade profissional, é preciso conhecer muito sobre administração. Foto: iStock, Getty Images

Afinal de contas, montar o seu próprio negócio não exige apenas vontade. É preciso ter organização, disciplina, habilidade, conhecimento e um capital mínimo para dar início – mesmo quando se opta por trabalhar em casa. Definir um sistema de vendas – e de entregas – também é essencial.

Hoje em dia, há inúmeras opções de atividades – desde aquelas que você faz na sua casa, com uso somente de internet e um computador, até as mais elaboradas, onde você precisa de uma grande estrutura física e um bom capital de giro. Nesse caso, é importante contar com uma reserva financeira.

Um levantamento realizado pelo IBGE em 2012 apontou que, de cada 100 empresas abertas no Brasil, 48 fecham em um prazo de três anos. Entre os erros mais comuns, estão a falta de planejamento, a cópia de modelos existentes, a falta de acompanhamento da rotina da empresa, o descontrole do fluxo de caixa, a falta de divulgação da marca e a falta de adaptação às necessidades do mercado.

Será que você está preparado para abrir um negócio próprio sem sofrer com esses problemas? Para descobrir, faça o teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou para você.

Grupo debate ser empreendedor ou empresário
Mulher tem o sonho de ser empreendedor
Como calcular as compras do mês