Vivo
 

Teste: Você está endividado abaixo ou acima da média?

A- A+

O consumidor brasileiro inadimplente leva tempo para conseguir quitar suas altas dívidas. É o que aponta uma pesquisa do SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito. O estudo, que avaliou a recuperação de crédito no Brasil, mostra que o perfil médio do devedor brasileiro é de uma pessoa que está endividado há aproximadamente dois anos e deve para mais de três empresas diferentes.

Considerando que a renda mensal média do público entrevistado é de R$ 2.822 reais, é possível calcular que o devedor médio tem dívidas de, aproximadamente, oito vezes o valor de sua renda familiar. As dívidas desse público ficam em torno de R$ 21.676 reais e foram contraídas pelo não pagamento das faturas de cartões de créditos e de lojas.

Frustrated man not having money to pay bills

Perfil médio do devedor brasileiro é de uma pessoa que está endividado há aproximadamente dois anos e deve para mais de três empresas diferentes. Foto: iStock, Getty Images

Para a SPC Brasil, esse tempo que o brasileiro leva para lidar com as dívidas é muito longo. Quanto antes a dívida for renegociada, menos juros e taxas de inadimplência serão somados ao montante final.

Quanto tempo leva para pagar suas dívidas? Você se encaixa nesse perfil de inadimplente? Responda ao teste e descubra.

 

Homem acha que ganha pouco para pagar dívidas
Aplicar dinheiro no mercado de investimentos
financas-femininas