Vivo
 

Teste: Você é do tipo que faz tudo por dinheiro?

A- A+

Dinheiro pode não ser sinônimo de felicidade, é verdade, mas a falta dele por vezes leva a uma vida mais sofrida e infeliz. Como equilibrar, então, essa relação com os bens? Você é do tipo do que faz tudo por dinheiro ou tem um perfil de total desapego material?

Segundo a psicóloga e educadora financeira Dayane Godinho, quem conhece a si mesmo sabe identificar qual é a relação simbólica que tem com os recursos financeiros. Mas nem sempre isso aparece de forma clara, ou os elementos que fazem a balança pender para um lado são percebidos com facilidade.

Homem faz tudo por dinheiro

Ganância e desapego são sentimentos opostos quando o assunto é dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Para Dayane, há fatores emocionais profundos por trás da personalidade e das atitudes de quem é apegado e faz tudo por dinheiro. A falta de recursos em uma época da vida pode levar alguém a usar quantias de forma indevida assim que elas chegam, já que nunca foi orientado sobre o controle das finanças.

Mas a realidade desprovida de atributos materiais passa a não ter valor para essas pessoas. E é nesse ponto que se apresenta o maior risco. Ser rico em dinheiro e pobre em equilíbrio emocional é, segundo Dayane, um mal comum na sociedade.

Você se identifica com esse perfil? Faz tudo por dinheiro e bens materiais? Para achar a resposta, faça o teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou para você.

Homem mostra como identificar dinheiro falso
Perfil financeiro das crianças
Ingresso de jovem no mercado de trabalho