Vivo
 

Teste: Você é bom de negociação? Descubra a sua capacidade de obter descontos

A- A+

Seja qual for a sua área de atuação, é muito provável que se depare com várias situações que exijam um poder de negociação. Desde as tarefas mais simples, como ir ao supermercado, até as mais complexas, como fechar um negócio, o seu poder de persuasão é testado com frequência. Para o bem do seu bolso, é essencial exercitá-lo.

Mercado de rua é espaço de negociação

Na hora das compras, negociar descontos sempre faz bem ao bolso. Foto: iStock, Getty Images

Com o momento de instabilidade econômica e a diminuição no poder de compra, o brasileiro tem recorrido a uma prática antiga para esticar o salário até o fim do mês: a pechincha. De acordo com pesquisa divulgada em julho pelo Data Popular, 78% dos consumidores afirmam recorrer mais à negociação atualmente.

A vergonha de partir para a negociação e pedir desconto ficou de lado e cedeu espaço à necessidade de adequar os gastos e economizar. O número representa um resultado entre 19 e 35 pontos percentuais a mais do que outros países da América Latina, como é o caso da Argentina, do Chile, do México e do Uruguai.

Com a preocupação dos lojistas em relação à queda no número de vendas, o momento pode ser ideal para quem deseja poupar dinheiro. Mas e você, sabe como utilizar esse cenário ao seu favor e aproveitar para fazer os melhores negócios? Responda às perguntas abaixo e descubra qual é o nível do seu poder de negociação.

Brasil deve aprender como enfrentar a crise
Falta de segurança no trânsito
Mulher não resiste às lojas em promoção