Vivo
 

Teste: Você cuida bem do seu dinheiro?

A- A+

A crise não sai do noticiário, o dólar segue em gráfico ascendente perante o real, a inflação aparece nas suas compras no supermercado e os juros altos prejudicam empréstimos e parcelamentos, adiando sonhos. Como você lida com o seu dinheiro nesse cenário?

Mulher maneja o seu dinheiro

Instabilidade econômica é também momento de desafios na gestão das finanças pessoais. Foto: Shutterstock

Na economia, o momento é de atenção, mas mesmo com as opções de crédito mais restritas, o número de consumidores com contas em atraso voltou a subir acima dos 4% pelo quarto mês consecutivo. O dado consta em pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

O estudo revela ainda que 57,3 milhões de pessoas fecharam o mês de agosto com o nome em cadastros de devedores e com pouco controle sobre o seu dinheiro.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, quando somados o desemprego, o endividamento e a inflação em alta, o impacto causado pelo aumento no número de dívidas preocupa. Afinal, ele afeta mesmo o pagamento de contas mais básicas, como as tarifas de água e de luz, cuja inadimplência anual cresceu em 13,89%.

Mas e você, sabe como manter as finanças em equilíbrio? Essa ainda é realidade distante da maioria das famílias brasileiras e que exige planejamento em longo prazo. Faça o teste e descubra como anda o controle do seu dinheiro. A partir do resultado, se necessário, adote medidas pelo bem da sua saúde financeira.

Aproveitando resgate de milhas
Mulher demonstra pouco nível de paciência
Bom comportamento financeiro