Vivo
 

Teste: Você compreende bem o cenário da crise econômica brasileira?

A- A+

Mercadorias mais caras, juros e taxas cada vez mais altos, Produto Interno Bruto (PIB) com pior desempenho em 25 anos, dólar quebrando recorde histórico frente o real. Esses são alguns do efeitos da crise econômica brasileira, que levam a maioria dos consumidores a ficarem pessimistas em relação ao cenário atual do país.

Para quem convive com dívidas, com frequência se vê atrasando contas e conhece bem a sensação de estar com o nome sujo em uma lista de negativados, o momento traz uma pitada a mais de apreensão – e nem todos sabem como lidar com esse fator agravante.

Crise econômica brasileira afeta o comércio

Brasileiro vê seu poder de compra diminuir em meio à instabilidade econômica. Foto: iStock, Getty Images

Segundo o estudo “O Cenário Econômico na Visão dos Consumidores”, elaborado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 56,1% dos entrevistados acreditam que a crise econômica brasileira vai piorar nos próximos meses em relação ao ano passado.

Entre os principais argumentos para o pessimismo está a piora da sua própria condição financeira se comparada com 2014 – o que foi relatado por 61,3% dos entrevistados. O endividamento (30,7%), a queda da renda (15,4%) e o desemprego (15,2%) foram apontados como consequências do cenário negativo atual.

Em tempos de crise no Brasil, é natural que você ouça falar mais em planejamento financeiro e controle de gastos. Também ações como reduzir, reutilizar e reciclar passam a ser mais valorizadas.

É possível que tudo isso já faça sentido, mas também você pode achar cedo para se preocupar. Afinal, cada brasileiro reage de uma forma e as mudanças, quando acontecem, se dão em velocidades diferentes.

Mas essa é uma boa hora para fazer uma autoavaliação. Será que você compreende bem o cenário da crise econômica brasileira? Sabe como agir diante desse momento difícil do país? Faça o teste e descubra o seu perfil: se está atento à crise, alheio a ela ou engajado em soluções.

Mulher com ansiedade e depressão
Ela andou gastando demais
Falta de etiqueta no trabalho