Vivo
 

Teste: Você acredita ter um perfil empreendedor?

A- A+

Seja para realizar um sonho antigo ou para gerar uma renda extra, muitas pessoas pensam em abrir uma empresa. Uma boa ideia e dedicação são componentes indispensáveis para ter sucesso na missão, mas só isso talvez não baste. Você acredita ter um perfil empreendedor?

Antes de começar um negócio, é natural haver dúvidas, especialmente quando não há experiência na área escolhida. São interrogações operacionais, de aspecto técnico e também relacionadas ao mercado, como aquelas que envolvem a concorrência. Não é um caminho fácil, mas sem um perfil adequado, a chance de fracasso é maior.

Homem tem o perfil empreendedor

Ter uma boa ideia ajuda no sucesso do negócio, mas não é garantia de longevidade. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com estatísticas da Fundação Dom Cabral, datadas de 2014, cerca de 25% das startups brasileiras não passam do primeiro ano de vida. Conforme o tempo aumenta, o quadro fica pior: segundo o mesmo estudo, 50% delas não sobrevivem após quatro anos de vida.

Má administração, falta de conhecimento do mercado e inexperiência na área de atuação estão entre os principais motivos que levam à falência do negócio.

Quer saber se está preparado para o desafio? Faça o teste que o Vivo Seu Dinheiro elaborou e descubra se tem o perfil empreendedor adequado para vencer no mundo dos negócios.

Homem confere situação fiscal
Teste: você está preparado para abrir uma franquia?
Mulher não resiste às lojas em promoção