Vivo
 

Teste: Quando o assunto é dinheiro, seu perfil é avarento?

A- A+

No imaginário popular, para ficar rico, além da sorte, é preciso ser um “pão duro” convicto. Por esse entendimento, quem possui o perfil avarento teria mais chance de poupar em todas as oportunidades, mesmo que tal comportamento implicasse em algumas renúncias pontuais, como nos hábitos de lazer.

Ainda que você não acredite na necessidade de economizar a qualquer custo, quando o dinheiro é prioridade absoluta, pode cometer deslizes de avareza mesmo sem perceber. Será que esse não é o seu caso?

Mulher tem perfil avarento

Avarento prejudica a si próprio e aos outros ao priorizar o dinheiro acima de tudo. Foto: Shutterstock

A cada dez brasileiros, quatro vivem fora do padrão de vida que seria adequado à sua renda. O dado consta em pesquisa realizada neste ano pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e aponta para uma das principais causas do endividamento. No outro extremo, aparece o perfil avarento, para quem economizar é prioridade a todo momento.

Para Patrícia de Rezende, psicóloga e palestrante em orientação do comportamento financeiro, tanto gastar muito quanto poupar ao máximo ajudam a traçar a personalidade de uma pessoa, mas são também comportamentos que qualquer um pode apresentar em algum momento da vida.

“Alguns sinais mostram quando eles passam a ser um problema. O principal deles é quando essas condutas já prejudicam o indivíduo de alguma forma, seja financeiramente, profissionalmente, gerando problemas de saúde ou até mesmo sociais”, alerta a psicóloga.

Se, por um lado, costuma ser fácil saber quando você consome em excesso, por outro, pode não ser tão simples identificar os sinais de que ser “pão duro” se tornou um problema não só para você, mas também para as pessoas ao seu redor.

O melhor é ter certeza de que suas atitudes não são nocivas para ninguém. Que tal, então, descobrir se não tem o perfil avarento? Responda ao teste a seguir e identifique se passa longe da avareza, se é um poupador ou um pão duro de carteirinha.

Homem tem o perfil empreendedor
financas-femininas
Brasileiro sofre com falta de educação financeira