Vivo
 

Teste: Qual o seu perfil quando se trata de planejamento financeiro?

A- A+

Não é por que você tem um bom poder aquisitivo que vai ser descuidado com o seu dinheiro, não é mesmo? Seja para fazê-lo render mais, para proteger seu patrimônio em tempos de crise ou para concretizar sonhos e metas, é fundamental estabelecer um planejamento financeiro.

Seus objetivos podem ser pensados em curto, médio ou longo prazo, não importa. Também o planejamento financeiro é válido para realizações nos âmbitos pessoal e profissional. A organização de despesas e receitas e um efetivo controle dos gastos é a chave para alcançar aquilo que deseja.

Planejamento financeiro para o futuro

Metas estabelecidas para o futuro podem se realizar com organização das finanças. Foto: iStock, Getty Images

Ainda que você reconheça a validade desse instrumento, isso não significa que você o pratique. E, mesmo que você acredite cuidar bem das suas finanças, pode não estar adotando a estratégia adequada. Afinal, a gestão do próprio dinheiro é um ponto fraco do brasileiro. Para especialistas, grande parte da população costuma gastar mais do que ganha, não guardar dinheiro e tampouco planejar o próprio futuro.

Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgada neste ano, 81% dos entrevistados têm pouco ou nenhum conhecimento sobre como fazer o controle das despesas pessoais e planejar-se financeiramente.

Mas, afinal, o que compreende um correto planejamento financeiro? Será que você está dando ao seu dinheiro o melhor uso possível? Faça o teste a seguir, seja sincero nas respostas e descubra se o seu perfil é desorganizado, comedido ou investidor. A partir do resultado, realize uma auto-análise e não se descuide da sua saúde financeira.

Ingresso de jovem no mercado de trabalho
Descubra se você está abrindo mão da qualidade de vida por causa do trabalho. Foto: iStock, Getty Images
Mulher demonstra ser um tipo de consumidor consciente