Vivo
 

Teste: Qual o seu nível de paciência para organizar as finanças?

A- A+

Ninguém acumula dinheiro da noite para o dia, pois o hábito de poupar requer tempo e dedicação para que os resultados apareçam. Mais do que isso: é necessário trabalhar o seu nível de paciência para administrar as finanças, lidar com pouco dinheiro e resistir às tentações do consumismo.

Só que, cada vez mais, os brasileiros estão enfrentando dificuldades para permanecer com as finanças em dia. De acordo com levantamento realizado pela Serasa Experian, 2016 começou com um recorde pouco animador: 59 milhões de consumidores na lista de inadimplentes, o maior número desde que surgiu o ranking, em 2012.

Mulher demonstra pouco nível de paciência

Dificuldade de manter as finanças em dia é cada vez mais comum entre os brasileiros. Foto: iStock, Getty Images

Entre as explicações para o fenômeno, o principal vilão é o desemprego, apontado por 26% dos entrevistados como a causa da inadimplência. Em segundo lugar, surge o descontrole financeiro, com 17% das justificativas.

Ou seja: o segundo motivo mais comum para a inadimplência, de acordo com quem está no vermelho, é a falta de controle sobre as próprias finanças.

Esse descontrole pode ser motivado por diversas razões. Do simples desconhecimento (o sujeito não sabe para onde vai o dinheiro) ao desperdício de recursos (caracterizado pelo consumismo desenfreado), vários fatores podem contribuir para a derrocada financeira.

E você, até que ponto é paciente para administrar as finanças? Você lida com o dinheiro de forma madura, ou age sem pensar? Faça o teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou e descubra o seu nível de paciência quando o assunto é economizar.

Exemplo de viciado em trabalho
Mercado de rua é espaço de negociação
teste