Vivo
 

Teste: Qual é o seu nível de conhecimento sobre administração financeira?

A- A+

Ter uma administração financeira que permita a qualidade de vida desejada pode não ser fácil mesmo em um cenário econômico mais confortável. Imagine, então, o quão árdua ela não se torna em momentos de crise, como a que o Brasil atravessa agora.

Impostos mais altos, reajuste nos preços de produtos e serviços e aumento na tarifa de contas básicas são apenas alguns fatores que precisam ser enfrentados frente à instabilidade na economia do país.

Brasileiros têm dificuldade de administração financeira

Pagar as contas em dia costuma ser um problema para muitos brasileiros. Foto: Marcos Santos, USP Imagens

Não por acaso, uma significativa parcela da população brasileira se endivida de tal maneira que não consegue prever a quitação de seus débitos. Segundo pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), quatro em cada dez (45%) brasileiros inadimplentes não têm condições financeiras de pagar suas contas atrasadas em um intervalo de até três meses.

O levantamento mostra também que a perspectiva de continuar inadimplente é mais frequente nas classes C, D e E (46%) do que nas classes A e B (32%). Além disso, 44% dos devedores ouvidos pelo SPC Brasil afirmaram que a situação financeira atual deles está pior se comparada ao ano passado.

Uma das principais causas para o endividamento é a relutância de incorporar uma administração financeira adequada para a situação. Para 23% dos entrevistados, deixar de consumir produtos que gostam, por exemplo, é um hábito difícil de ser cortado.

No entanto, apesar de ser o melhor caminho para deixar as dívidas para trás, a correta gestão das finanças não deve ser utilizada somente para esse fim. Ela deve ser uma aliada do orçamento em todo os momentos, seja para realizar sonhos, manter ou melhorar seu estilo de vida ou sair de uma situação complicada.

E você: qual é o seu nível de conhecimento sobre administração financeira? Será que você é um consumidor compulsivo, consciente ou tem o perfil de um administrador financeiro? Faça o teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou e descubra a resposta.

Taxa de desemprego do primeiro trimestre do ano foi de 7,9%. Foto: iStock, Getty Images
Tentando mudar de vida financeira
Foto: iStock, Getty Images