Vivo
 

Teste: Qual é o perfil financeiro do seu filho?

A- A+

Se você acredita que o perfil financeiro é algo que só aparece com o passar dos anos, está enganado. As crianças brasileiras possuem um poder de influência que assusta os especialistas.

Segundo pesquisa do InterScience, 80% das crianças influenciam nas compras das famílias. Para a psicóloga Lais Fontenelle, do Instituto Alana, ONG responsável pelo projeto Criança e Consumo, esse incentivo ao consumo não é saudável e acaba por mercantilizar a infância dos pequenos brasileiros.

“As crianças são hoje, desde cedo, incitadas a fazer parte da lógica do mercado”, diz Lais. “A forma como são olhadas e investidas simbolicamente pelos outros passa pela cultura consumista. Os pequenos já nascem usando fraldas X ou brincando com brinquedos Y”, completa. Em sua opinião, esse é um problema urgente e que tem impactos econômicos, sociais e ambientais graves.

Perfil financeiro das crianças

Especialistas defendem o ensino da educação financeira desde cedo. Foto: Shutterstock

Se o seu filho demonstra um perfil financeiro consumista, a psicóloga defende que é dever da família agir nessas situações. Para ela, todos os agentes sociais têm a responsabilidade compartilhada de transformar essa realidade e ditar novos caminhos para cultura e sociedade.

“Devemos parar e refletir. Resgatar nossa própria infância e recuperar a atividade lúdica. É necessária uma desaceleração, ter tempo e espaço para as crianças em nossas rotinas. Um desligamento das telas e um encontro com a natureza”, refere Lais.

Para a psicóloga, a principal influência na compra de um produto infantil é a publicidade, seguida pelas embalagens e personagens famosos. “O que acontece nos dias de hoje é que as três tendências vêm juntas, tendo um impacto ainda maior no desejo de consumo pelas crianças”, afirma a psicóloga.

E o seu filho? Como se relaciona com o consumo, que valor ele dá ao dinheiro e qual o perfil financeiro dele? Será que você sabe impor limites? Confira o teste a seguir, seja sincero nas respostas e descubra se você tem em casa uma criança antenada, desligada ou consumista.

Somente nos primeiros cinco meses desse ano, houve uma alta de 4,63% no registro de novos devedores. Foto: iStock, Getty Images
Homem faz tudo por dinheiro
Pequenas ações podem dar resultado na redução do consumo de água. Foto: iStock, Getty Images