Vivo
 

Teste: Quais concursos públicos combinam mais com o seu perfil?

A- A+

Ter um emprego com bom salário e estabilidade é um desejo profissional comum. Para muitos brasileiros, a busca por realizar esse sonho passa por participar de concursos públicos. Para aumentar as chances de aprovação no processo seletivo, e de posterior convocação para assumir o cargo, é que muitos assumem uma vida de “concurseiros”, candidatando-se a todas as vagas abertas, atendendo ou não a sua área de formação.

E oportunidades para isso não faltam. Segundo estimativa da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos (ANPAC), 215 mil vagas eram aguardadas para 2015 em seleções realizadas nas esferas municipal, estadual, distrital e federal, incluindo órgãos do Poder Judiciário, Executivo, Legislativo, bancos públicos e autarquias.

Concursos públicos são frequentes no Brasil

Sonho da estabilidade no emprego leva milhões a prestarem concursos anualmente. Foto: Elza Fiúza, ABr

Anualmente, milhões de brasileiros disputam cargos públicos em concursos. Em comum, o sonho por estabilidade empregatícia e tranquilidade na aposentadoria, destaca a consultora de carreiras e vice-presidente da Thomas Case & Associados, Fátima Trindade.

Ela alerta, contudo, que a busca não deve ser feita apenas pensando na segurança dos concursados. Procurar vagas que se assemelhem às suas competências é a dica da especialista para ter sucesso na carreira escolhida.

O problema começa quando você não sabe para que área deve se direcionar. Exatas? Humanas? Saúde? Fazer esses questionamentos a si mesmo é saudável na escolha. Segundo Fátima, é preciso checar as atividades diárias da posição desejada e compará-las com as suas características.

Para isso, o autoconhecimento é fundamental. “Saber quais são as suas habilidades, competências pessoais e profissionais (se já trabalhou antes e gostou das atividades), disciplinas que mais gosta na escola, enfim, saber em quais situações se sente à vontade e feliz quando está desenvolvendo a atividade”, indica a consultora.

Para ela, a escolha da carreira nos concursos públicos não é diferente da área privada. “O cargo que deve ser escolhido é aquele no qual poderemos desenvolver ainda mais nossas competências e potencial”, afirma.

Não fazer a busca pensando naquilo que você deseja e em que pode ser exemplar é, segundo Fátima, o primeiro passo para não conseguir a vaga. Ou ainda tornar-se um entre os 72% de brasileiros que, conforme dados da Isma Brasil, não estão satisfeitas com o seu trabalho.

E você, já sabe para que área dos concursos públicos está mais apto? Se precisar de uma ajudinha, responda ao teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou e descubra se o seu caminho vai para ciências exatas, sociais e humanas ou para a área da saúde.

Homem mostra como identificar dinheiro falso
Consumidor com problemas ao usar cartão de crédito
Mulher tem o sonho de ser empreendedor