Vivo
 

Teste: Para você, dinheiro na mão é vendaval?

A- A+

O momento é de crise econômica no país, exige esforços financeiros para equilibrar o orçamento, mas nem todos são bem-sucedidos nesse desafio. Parodiando a famosa música de Paulinho da Viola, dinheiro na mão é vendaval – ou parece ser – no bolso de muitos brasileiros. Ao menos é o que aponta pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Dinheiro na mão é vendaval em tempo de crise

Equilíbrio financeiro e controle de gastos são ainda mais importantes em tempos de crise. Foto: Shutterstock

De acordo com o estudo, realizado em todas as capitais do país com internautas que afirmam viver fora do seu padrão de vida, 25% dos entrevistados admitem que consomem produtos que estão além do seu orçamento para agradar outras pessoas. O percentual é ainda maior entre aqueles na faixa etária que vai dos 25 aos 35 anos e chega a 35%.

Ainda para 59% dos entrevistados, a expectativa de ter uma vida melhor e de conquistar coisas novas ajuda a explicar o comportamento abusivo quando o assunto é o próprio dinheiro. O problema é que, a longo prazo, o resultado costuma ser exatamente o contrário. Longe da educação financeira e com contas que não fecham, o endividamento dificulta a realização de sonhos.

A saída é mudar de atitude antes que o acúmulo de dívidas se torne maior do que o saldo da sua conta bancária. O primeiro passo é aprender a identificar comportamentos que, mesmo com aspecto inofensivo, podem atrapalhar e muito o equilíbrio financeiro.

E com você? Será que o ditado que diz que dinheiro na mão é vendaval combina com seu perfil? Faça o teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou para você e descubra se está na hora de mudar seus hábitos.

Dinheiro é atalho para riqueza e prosperidade
Pesquisa global aponta que brasileiro está preparado para a aposentadoria. Foto: iStock, Getty Images
lista de compras para o mês