Vivo
 

Teste: O que você entende sobre a política fiscal brasileira?

A- A+

Quando você recebe o seu salário no início do mês, o objetivo é pagar todas as contas, comprar o que está em falta ou precisa ser melhorado e ainda conseguir economizar. Embora em proporção muito diferente, para o Governo Federal, funciona da mesma maneira. Mas em vez do planejamento financeiro da sua casa, o objetivo é elaborar a política fiscal brasileira para o ano.

É a política fiscal brasileira que reúne o conjunto de medidas que orienta a arrecadação de receitas e controle dos gastos, com foco no cumprimento de três funções: estabilização macroeconômica (mantendo o equilíbrio de preços e baixos índices de desemprego), a redistribuição de renda e a alocação de recursos.

Ou seja, garantir que os serviços públicos no Brasil recebam as verbas necessárias e consigam ser eficientes.

Política fiscal brasileira sofre cortes

Em Brasília, momento é de cortes na política econômica. Foto: Donatas Dabravolskas, Shutterstock

Neste ano, com o país em um momento de instabilidade econômica, os ajustes na política fiscal brasileira foram mais rígidos – tendência que deve permanecer para 2016.

Em setembro, por exemplo, o Governo Federal anunciou um pacote de medidas fiscais que, somadas, viabilizam uma economia de R$ 64,9 bilhões. O objetivo é fugir do déficit público e garantir um superávit primário em 2016, o que significa mais dinheiro para pagar os juros da dívida pública.  

Ainda nesse esforço, a presidente Dilma Rousseff anunciou em 2 de outubro a redução de 30 secretarias nacionais em todos os ministérios, o estabelecimento de um limite de gastos com telefonia e passagens aéreas, o corte de 10% na remuneração dos ministros e a revisão dos contratos de aluguel e de prestação de serviços.

O pacote federal incluiu ainda a definição de metas de eficiência no uso de energia elétrica e água, além do corte de três mil cargos em comissão.

E para você, o que os ajustes propostos pelo governo representam? Sabe reconhecer os seus impactos na política fiscal brasileira? Faça o teste a seguir e descubra qual o seu estágio quando o assunto é conhecimento sobre a economia do país: desligado, antenado ou ministro.

Dinheiro é atalho para riqueza e prosperidade
Falta de segurança no trânsito
Minicontrato de Ibovespa