Vivo
 

Teste: O que o seu comportamento financeiro diz sobre você?

A- A+

Você costuma manter um planejamento sobre o seu dinheiro, controlando de forma sistemática todas as entradas e saídas do orçamento mensal? Esse é um dos principais fatores que determinam o comportamento financeiro de uma pessoa e também como ele afeta a sua vida.

Bom comportamento financeiro

Planejar e poupar são etapas indispensáveis do bom comportamento financeiro. Foto: iStock, Getty Images

Segundo uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), a maioria dos brasileiros não tem essa disciplina e esse é o principal motivo para o descontrole financeiro, que leva, consequentemente, ao endividamento.

Em épocas de dificuldades econômicas, com o aumento de juros, impostos e também da taxa de desemprego, manter um comportamento financeiro inadequado pode trazer grandes prejuízos não só para a saúde financeira, mas também para a vida pessoal e profissional.

Mas é preciso entender que o comportamento é uma combinação de hábitos e atitudes que podem ser trabalhadas e modificadas, deixando de lado aquelas ações que prejudicam a situação financeira e adquirindo práticas que ajudem a assumir o controle do dinheiro.

Para identificar qual é o seu comportamento financeiro e o que ele diz sobre você, faça o teste preparado pelo Vivo Seu Dinheiro e descubra se está no caminho certo ou se precisa corrigir seu rumo.

Alimentação pesa nas despesas mensais
Controle de finanças é importante
Homem mantém dinheiro aplicado