Vivo
 

Teste: É hora de largar o emprego e abrir uma empresa?

A- A+

O empreendedorismo está no sangue dos brasileiros. De acordo com pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), três em cada dez brasileiros entre 16 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos na criação do próprio negócio. Você também tem interesse em largar o emprego e abrir uma empresa?

Decidiu largar o emprego e abrir uma empresa

Decisão de abrir a própria empresa deve levar em conta uma série de fatores. Foto: iStock, Getty Images

A decisão sobre largar o emprego e abrir uma empresa exige reflexão aprofundada. Abandonar a vida de empregado, dar adeus à cansativa rotina de trabalho e deixar para trás a sensação de que está enriquecendo o chefe é um sonho comum, mas apenas isso não basta para ter sucesso na área.

Empreender pode ser tão ou mais trabalhoso do que trabalhar em uma grande empresa. Basta entender que, quando você for o dono do próprio negócio, será sua a responsabilidade de tomar as decisões estratégicas pensando no futuro da empresa.

Problemas com o fornecedor? Você resolve. Pendências trabalhistas? Boa sorte. Cliente insatisfeito? É melhor encontrar uma solução o quanto antes. Produto com defeito? A culpa é sua.

Além disso, também é preciso entender que ninguém consegue construir uma empresa da noite para o dia. Na verdade, a falta de planejamento prévio é um dos principais motivos para a mortalidade das pequenas empresas, como aponta a pesquisa Causa Mortis, desenvolvida pelo Sebrae. De acordo com o levantamento, 82% daquelas que fecharam suas portas em menos de cinco anos foram planejadas por, no máximo, seis meses.

E aí, será que você está preparado para largar o emprego e assumir a vida de empreendedor? Faça o teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou para você e descubra.

teste
ATM
devedor-compulsivo