Vivo
 

Teste: Descubra que tipo de consumidor você é

A- A+

Quando vai realizar alguma compra, você é do tipo que cede aos impulsos e adquire tudo que tem vontade? Planeja tudo de acordo com o seu orçamento? Até se organiza financeiramente, mas, vez ou outra, cai na tentação? Afinal, que tipo de consumidor você é?

No ano passado, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o portal Meu Bolso Feliz, realizou uma pesquisa a fim de responder essas perguntas, identificar e entender o perfil comportamental dos consumidores brasileiros frente às compras, ao planejamento financeiro e à situação de endividamento.

Os entrevistados foram classificados em quatro tipos de consumidores: imprudentes, racionais, moderados e apáticos. Para construção desses perfis, responderam perguntas sobre temas como consumo, contas e dívidas, planejamento orçamentário e futuro financeiro.

Mulher demonstra ser um tipo de consumidor consciente

Consumidores racionais demonstram controle dos gastos e planejam as compras. Foto: iStock, Getty Images

Segundo o levantamento, 31% (ou 44,8 milhões de consumidores) faziam parte do perfil racional, que controla os próprios impulsos, planeja as compras, prefere pagar à vista, pesquisa preços e considera o nome limpo um bem precioso.

Logo atrás vinham os apáticos (27%) e os moderados (25%). O primeiro grupo compreende aqueles que consideram consumir como uma atividade normal em meio a tantas outras do cotidiano. Já os moderados até se planejam financeiramente como os consumidores racionais, mas, ao contrário desses, não conseguem seguir à risca o que foi traçado.

A minoria se encaixava no tipo de consumidor imprudente. Para 17% da população economicamente ativa (ou 23,3 milhões de pessoas), consumir é um meio de reafirmar a sua condição social. Caracterizados como impulsivos, imediatistas e sem o hábito de planejar e nem de poupar, mais da metade desses perfilados estavam com o nome sujo.

E você, já se perguntou qual é o seu tipo de consumidor? Faça o teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou para você, baseado na pesquisa do SPC Brasil, e descubra se o seu perfil é impulsivo, consciente ou vacilante no que se refere aos hábitos de consumo.

Woman is shopping online with smartphone
Controle de finanças é importante
seudinheiro-fim-das-ferias