Vivo
 

Teste: Descubra qual é a sua personalidade financeira

A- A+

A personalidade financeira dos brasileiros é consumista, aponta um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil. Conforme a pesquisa, ao menos 53% das pessoas compram por impulso e isso configura um estilo de vida de quem tem mais prazer em adquirir novos itens do que em utilizar as finanças de um modo equilibrado. Você se identifica com essa realidade?

Em dúvida sobre personalidade financeira

Nem poupador, nem gastador: encontrar o equilíbrio financeiro é o grande desafio. Foto: iStock, Getty Images

A comparação entre atitude e personalidade foi alvo de estudo feito pela revista americana GoBankingRates, que utilizou os dados da Fundação Myers & Briggs, pioneira na definição de questões psicológicas a partir de testes simples com perguntas sobre o dia a dia.

Assim, o Indicador de Personalidade Myers-Briggs é um dos mais utilizados no mundo e define pessoas através de comportamentos opostos: Introversão e Extroversão, Detecção e Intuição, Pensamento e Sentimento, Julgamento e Percepção.

A partir desses padrões, foram criados oito novos grupos para definir a personalidade financeira. Entre aqueles que gastam demais e os que poupam demais, é possível encontrar quem tenha medo de perder dinheiro e também quem alcance o patamar ideal de equilíbrio.

Do total, três são os que abrangem características de todos e, por isso, mais comuns: impulsivo, colecionador e planejador. Qual se encaixa mais com o seu perfil? Responda ao teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou e descubra qual é a sua personalidade financeira.

Planejamento financeiro para o futuro
Política fiscal brasileira sofre cortes
Inteligência financeira sempre ajuda