Vivo
 

Teste de inteligência financeira: como você cuida do seu dinheiro?

A- A+

Todos os meses, a rotina se repete: o dinheiro do salário não dura até o próximo pagamento, e você precisa recorrer ao cheque especial para quitar as dívidas. Tem dificuldade para entender os motivos? O teste de inteligência financeira pode ajudá-lo a descobrir os pontos que precisam ser aprimorados.

Ao analisar o próprio comportamento, é possível identificar práticas que não contribuem para a independência financeira e impedem que as contas encerrem o mês no azul. Trata-se de um exercício de introspecção útil para quem não consegue controlar o salário, ou simplesmente deseja lidar melhor com o dinheiro.

Mulher passa no teste de inteligência financeira

Inteligência financeira está associada ao bom desempenho das finanças pessoais. Foto: iStock, Getty Images

E não são poucas as pessoas com dificuldades. Um levantamento realizado pela Serasa Experian, empresa especializada em proteção de crédito, revelou que o ano de 2016 começou com um recorde pouco animador para os brasileiros: há cerca de 59 milhões de consumidores na lista de inadimplentes. É o maior número desde que o dado começou a ser calculado, em 2012.

As justificativas de quem está nessa relação apontam principalmente para o desemprego, mas também há quem culpe o próprio descontrole financeiro, sendo esse o segundo motivo mais citado entre os entrevistados como razões para a inadimplência.

O descontrole pode ser motivado por uma série de razões: do fraco controle emocional à baixa inteligência financeira, passando pelo desconhecimento a respeito dos processos.

E você, quanto entende de dinheiro? Faça o teste de inteligência financeira que o Vivo Seu Dinheiro preparou e descubra se há margem para melhorar ou se você já é um expert no assunto.

Poupador conta moedas
Você tem uma reserva de urgência para imprevistos? Faça o teste e descubra. Foto: iStock, Getty Images
Dinheiro é atalho para riqueza e prosperidade