Vivo
 

Teste: Corro risco de fraude com meus documentos pessoais?

A- A+

A cada 14,8 segundos, em média, um consumidor é vítima de tentativa de fraude no Brasil. É o que aponta o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor. Usando identidade falsa ou documentos pessoais roubados, golpistas podem realizar diversas operações no mercado.

Além disso, muitas vezes, os consumidores fornecem seus dados em cadastros na internet sem verificar a segurança dos sites. Se você ainda não adota medidas de proteção de seus documentos pessoais, a dica é começar agora mesmo.

Ameaça aos documentos pessoais na internet

Sites inseguros costumam funcionar como porta de entrada para a ação de golpistas. Foto: Shutterstock

Segundo o Serasa Consumidor, são sete as modalidades principais de golpes realizados por falsificadores. Confira a relação:

– Emissão de cartões de crédito

– Financiamento de bens eletrônicos

– Compra de celulares com documentos pessoais falsos ou roubados

– Abertura de conta em instituições bancárias

– Compra de automóveis

– Abertura de empresas de fachada para aplicação de golpes no mercado.

Para não cair em situações dessa natureza, é preciso tomar alguns cuidados, especialmente no que diz respeito aos seus documentos pessoais. Afinal, não custa lembrar que, de posse de seu CPF, por exemplo, muitos negócios podem ser concretizados em seu nome, indevidamente.

Mas, será que você está prevenido ou corre riscos de ser vítima de fraudeFaça o teste, baseado em recomendações fornecidas pela Serasa Experian e descubra se o seu perfil é prevenido, exposto ou próxima vítima.

A partir do resultado, faça uma avaliação de suas condutas e aumente a proteção de seus documentos pessoais.

Tentando mudar de vida financeira
como ganhar dinheiro na internet
financas-femininas