Vivo
 

Teste: Como você reage diante de uma super promoção?

A- A+

Final e início de ano, troca de estação, volta às aulas, datas comemorativas. Sempre há um motivo para o comércio realizar uma super promoção na tentativa de atrair clientes. Para o consumidor, por um lado, pode ser uma oportunidade de comprar barato, mas por outro, representa o risco de perder o controle sobre os gastos.

Pessoas aproveitam super promoção

Grandes liquidações podem estimular compra de itens desnecessários. Foto: Carlos Martins, Fonte Assessoria

Entre os brasileiros, uma super promoção costuma fazer sucesso. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), nem mesmo a crise financeira atual segura o impulso consumista: 53% da população faz compras não planejadas.

A atração pelo bom desconto leva o consumidor a gastar mais dinheiro do que pode, aponta o mesmo estudo, que analisou o perfil de compra dos brasileiros. Preço atrativo, beleza e facilidade de pagamento também são um estímulo a abrir a carteira.

Com base nesses dados, o SPC Brasil identificou que comprar por impulso é um hábito comum entre jovens com mais de 18 anos, moradores de todas as capitais brasileiras. O órgão vê essa constatação como um problema, pois um valor que seria destinado a gastos fixos, como telefone, luz e água, acaba direcionado para cobrir despesas desnecessárias.

E para você? Resistir ao impulso de compra em uma super promoção também é um desafio maior do que pode suportar? Responda ao teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou para você e descubra!

Taxa de desemprego do primeiro trimestre do ano foi de 7,9%. Foto: iStock, Getty Images
Mercado de rua é espaço de negociação
Foto: iStock, Getty Images