Vivo
 

Teste: Como é o seu comportamento no ambiente de trabalho?

A- A+

Diante da escassez de vagas no mercado e da crescente taxa de desocupação no país, é fundamental adotar medidas para conservar seu emprego. Sobre esse aspecto, não importa somente o quanto você faz, mas como faz. Nesse momento de instabilidade, tudo que você precisa evitar é um comportamento inadequado no ambiente de trabalho.

Ambiente de trabalho feliz

Comprometimento com uma imagem positiva da empresa conta pontos a favor. Foto: iStock, Getty Images

O conhecimento e as qualidades técnicas são importantes para um profissional, mas é o seu perfil comportamental que define a sua trajetória. Quem afirma isso é o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, José Roberto Marques. Segundo ele, um funcionário que se comporta corretamente tem mais facilidade para conquistar promoções e ascender dentro da empresa.

Mas qual postura se encaixaria nesse conceito? É importante entender que o bom comportamento depende, diretamente, do comprometimento que você tem com a imagem e os ideais da empresa.

Para a coach Juliet Silva, lideranças costumam avaliar muito aqueles profissionais que estão realmente comprometidos com a organização, que vestem a camisa. O relacionamento com os colegas e demais equipes fazem parte dessa imagem positiva.

Agir da maneira correta em seu ambiente de trabalho pode definir a sua permanência ou a sua demissão, além de influenciar diretamente em sua vida financeira.

Marques e Juliet lembram que você pode deixar de receber aumentos, ser excluído das possibilidades de promoção e até ficar sem nenhuma fonte de renda – caso seja demitido – em função, exclusivamente, da forma como se porta.

Você acha que está imune a esse risco? Será que o seu comportamento no ambiente de trabalho é adequado? Responda ao teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou e descubra.

montagem em que homem sobe escada formada por pilha de moedas
Minicontrato de Ibovespa
Crise econômica brasileira afeta o comércio