Vivo
 

Teste: As dívidas deixam você vulnerável à ansiedade e depressão?

A- A+

Quantas noites insones você já passou por não saber como pagar as contas? A resposta a essa pergunta já pode ser um indicativo de que as dívidas afetam a sua saúde. Não por acaso, pessoas que sofrem com ansiedade e depressão frequentemente tem nos problemas financeiros uma de suas causas.

O atraso em pagamentos, os juros incidentes e a bola de neve que se forma afeta o bolso, impõem dificuldades e atrasa sonhos. Mas esse quadro negativo pode ir além. Preocupado e vulnerável, você pode nem perceber que está doente.

Mulher com ansiedade e depressão

Assim como as dívidas, o alto nível de tensão também atinge maioria dos brasileiros. Foto: iStock, Getty Images

Os números atestam que a relação entre saúde mental e financeira é marcante. Conforme pesquisas, os problemas relacionados a ambas atingem a maioria dos brasileiros.

No quesito dinheiro, 89% da população alega dificuldade para quitar suas dívidas, segundo aponta estudo divulgado no início de setembro pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Já a Organização Mundial da Saúde estima que 70% dos brasileiros sofrem de altos níveis tensionais. Estresse, ansiedade e depressão são quadros que resultam dessa condição.

Para a psicóloga Márcia Rodrigues, o envolvimento com dívidas inicia, geralmente, em situações de vulnerabilidade, como uma doença, morte ou desemprego. “Mas existem aquelas que tentam amenizar os problemas através do consumo, causando mais aborrecimentos, adquirindo dívidas que se tornam cada vez maiores, chegando assim na ansiedade e depressão”, refere.

Mas as implicações de saúde não param por aí, destaca a especialista. Problemas no sistema digestivo, dores de cabeça e musculares, alterações cardíacas e até depressão grave podem surgir em decorrência do endividamento.

“A lembrança das dívidas gera ansiedade, sendo interpretada pelo cérebro como ameaça e acionando glândulas suprarrenais, alterando a produção dos hormônios cortisol e adrenalina que, circulando na corrente sanguínea, elevam o grau de estresse“, explica.

Se você convive com dívidas, é importante se prevenir. Uma doença identificada de forma precoce oferece mais chance de sucesso no seu enfrentamento, incluindo as que afetam a saúde psicológica, como ansiedade e depressão. Faça o teste a seguir e descubra como as dificuldades financeiras impactam o seu bem-estar.

Foto: iStock, Getty Images
montagem em que homem sobe escada formada por pilha de moedas
Mulher precisa de mudança de estilo de vida