Vivo
 

Finanças femininas: como você controla o seu dinheiro?

A- A+

Nos dias de hoje, a participação da mulher na economia é indiscutível. Por isso, assuntos ligados às finanças femininas ganham cada vez mais destaque.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 58,5% do mercado formal de trabalho é composto pelo público feminino. O levantamento é realizado anualmente a partir da pesquisa Cadastro Central de Empresas (Cempre), reunindo informações cadastrais e econômicas de empresas e outras organizações formalmente constituídas no país. As informações mais recentes foram publicadas em 2014.

Não por acaso, a importância delas aumenta. Inclusive quando o assunto é consumo.

No segmento de moda e beleza, por exemplo, 53% das vendas onlines tiveram no público feminino o cliente principal, de acordo com dados também de 2014 de pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

financas-femininas

Poder de compra das mulheres faz público feminino se destacar no mercado. Foto: Shutterstock

Por outro lado, o respeito aos limites do próprio bolso nem sempre é uma marca das finanças femininas. Em mais um levantamento do SPC Brasil, este realizado em parceria com o portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, 57% das mulheres entrevistadas assumiram a falta de planejamento em relação às suas últimas compras.

Apesar disso, as finanças femininas costumam ser mais organizadas do que ocorre entre os homens, segundo revelou outra pesquisa do SPC Brasil e portal Meu Bolso Feliz: 64% das entrevistadas afirmaram ter uma vida financeira organizada. Apenas 13% não fazem nenhum tipo de anotação das despesas, mas só 29% admitem usar uma planilha eletrônica para controle dos gastos.

E você, como lida com o seu dinheiro? Faça o teste a seguir, seja sincera nas respostas e descubra se você integra o time das mulheres que cuidam bem das finanças femininas ou se precisa melhorar a sua gestão financeira.

Mulher precisa de mudança de estilo de vida
Business woman put her credit card at the ATM.
Inteligência financeira sempre ajuda