Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tesouro IPCA+ oferece boa rentabilidade em longo prazo

A- A+

Se você está a procura de um investimento que lhe ofereça uma rentabilidade em longo prazo, o Tesouro IPCA+ é uma boa opção. Antes chamado de NTN-B Principal, esse título público é atrelado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo, utilizado para medir a inflação no Brasil. Ou seja, mesmo se os preços dispararem no país, sua aplicação acompanhá essa alta.

Tesouro ipca

Modalidade se torna vantajosa ao proteger dinheiro do investidor da inflação. Foto: iStock, Getty Images

Quando apostar no Tesouro IPCA+

Os títulos do Tesouro IPCA+ são vendidos pela plataforma online de negociação do Tesouro DiretoPara o consultor de investimentos e fundador do site General Investidor, Bruno Papi, para escolher a melhor aplicação financeira, é preciso levar em conta a sua taxa de juros e o seu vencimento. É por isso que a modalidade se destaca.

“Esse título é recomendado para objetivos de prazos maiores, como aquisição de uma casa ou aposentadoria, pois possui vencimentos mais longos e protege o seu dinheiro contra a inflação, além de pagar uma taxa de juros como prêmio”, explica.

Nesse sentido, ao consultar a lista de títulos públicos presentes no site do Tesouro Direto, é possível constatar que existem nove opções de investimentos no Tesouro IPCA+, com taxas que variam de 6,69% a 7,40% ao ano – mais o índice atrelado. Já no que diz respeito aos prazos de vencimentos, eles vão de 2017 a 2050.

Dicas para investir no Tesouro IPCA+

Assim como qualquer outro investimento, o Tesouro IPCA+ tem seus riscos e é preciso ser administrado com inteligência.

Vale lembrar, por exemplo, que a modalidade em questão é segura e de venda fixa somente se você mantiver o título até a sua data de vencimento. Conforme lembra Papi, se vendê-lo antes do prazo, estará sujeito ao preço de mercado daquele momento e pode ser que ganhe ou perca dinheiro, como na renda variável.

Para entender melhor como funciona o Tesouro IPCA+, preparamos um exemplo prático para facilitar a sua compreensão. Conforme já explicado anteriormente, em primeiro lugar, você deve visitar o site do Tesouro Direto e escolher qual dos nove títulos públicos deseja comprar.

A sua escolha deve levar em conta que, além dos juros apresentados no momento da compra, existe ainda o acréscimo da inflação anual do período. Caso você segure esse título até o prazo de vencimento, irá receber o dinheiro de volta corrigido por esses juros, conforme exemplifica Papi.

“Um título Tesouro IPCA+ que pague, por exemplo, 6,5 % de taxa de juros e mais o IPCA, significa que pagará 6,5% fixos e mais a inflação do período. Assim, por mais que a inflação cresça, o seu dinheiro irá render junto e ainda com o bônus da taxa fixa”, finaliza.

Você vai se interessar por:

Conheça os cartões Vivo

Quer mais vantagens financeiras? Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza.

Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

O que acha de investir no Tesouro IPCA+? Deixe seu comentário.

quando vale a pena comprar título de capitalização
oscilações da Bolsa de Valores
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito