Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tesouro Direto é investimento mais rentável do que a poupança

A- A+

Para quem quer ver seu dinheiro se multiplicar, nada mais eficiente do que economizar e investir. Mas, antes de dar esse passo, é fundamental conhecer as opções disponíveis no mercado e como elas podem auxiliar você a alcançar seus objetivos. Correr riscos não é a sua praia? Então conheça as aplicações no Tesouro Direto.

O que é o Tesouro Direto

Como explica o fundador do General Investidor, Bruno Papi, o Tesouro Direto é uma modalidade de investimento em renda fixa, em que os títulos de dívida pública são emitidos pelo Tesouro Nacional para que o Governo Federal consiga financiar gastos como, por exemplo, saúde e educação.
“Esse investimento é bem vantajoso para quem não gosta de correr riscos, uma alternativa à poupança, pois rende, no mínimo, o dobro e com a garantia do Governo brasileiro. Ou seja, tão seguro quanto a caderneta”, complementa Papi. Além disso, não é necessária uma grande quantia para começar. É possível fazer aplicações a partir de R$ 30, sejam de curto, médio ou longo prazo. Tudo isso sem precisar sair de casa.

Os títulos são comprados com um vencimento predeterminado para resgate dos rendimentos, mas é possível vendê-los antes desse prazo ao Tesouro Nacional, pelo valor de mercado. As taxas de administração e Imposto de Renda só são cobrados no momento da venda, pagamento de cupom de juros ou vencimento do título.

Com a taxa Selic em alta, o Tesouro Direto é uma boa opção de investimento para o seu dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Com a taxa Selic em alta, o Tesouro Direto é uma boa opção de investimento para o seu dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Modalidades de investimento

Letras do Tesouro Nacional (LTN): nesse tipo de título, o investidor saberá exatamente qual a rentabilidade que receberá até a data de vencimento. O seu fluxo é simples: uma aplicação e um resgate, feito na data do vencimento. É indicado se você supõe que a taxa básica de juros, durante o prazo do título, ficará menor do que a taxa pré-fixada.

Notas do Tesouro Nacional – Série F (NTN-F): assim como na LTN, na NTN-F você saberá exatamente o retorno do título até a data de vencimento. A diferença é que, nessa categoria, o pagamento dos juros ocorre periodicamente, sob a forma de cupons semestrais.

Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B): os títulos dessa categoria são protegidos em relação às flutuações do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No NTN-B, o investidor também recebe os cupons semestrais de juros.

NTN-B Principal: assim como na NTN-B, é possível obter rentabilidade pós-fixada em termos reais e proteção às flutuações do IPCA. A diferença é que esses títulos do Tesouro Direto não oferecem cupons semestrais aos investidores.

Letras Financeiras do Tesouro (LFT): esse tipo de título público é indexado à taxa básica de juros, a Selic, e tem um fluxo simples, que funciona a partir de uma aplicação e um resgate.

Quando investir no Tesouro Direto

Qualquer pessoa que tem um CPF e conta corrente em banco pode adquirir títulos públicos. Basta se cadastrar em uma instituição financeira habilitada no Tesouro Direto, fornecendo as informações necessárias e enviando a documentação exigida. No site do programa, você pode conferir a lista das instituições e aprender como criar um login de acesso ao sistema.

Para Papi, estamos no momento certo para quem quer iniciar o investimento no Tesouro Direto. Como esse modelo de investimento está atrelado à inflação e à taxa básica de juros, a Selic, a alta pela qual o mercado brasileiro está passando favorece as aplicações.

Cartões de crédito com benefícios

Quer controlar o seu dinheiro com mais segurança e praticidade? Então conheça os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre Tesouro Direto? Compartilhe!

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
dinheiro poupança pode ser penhorado