Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ter um objetivo financeiro ajuda a realizar seus sonhos

A- A+

Viajar para o exterior, comprar a casa própria, ter o primeiro automóvel. Todo mundo tem sonhos. Não importa qual seja o seu desejo imediato, ou a ambição para ser realizada em longo prazo, ter um objetivo financeiro pode ser a chave para aprender a poupar, servindo como estímulo para uma gestão financeira mais inteligente.

Traçando objetivo financeiro

Quem tem dificuldade para poupar, encontra motivação no objetivo financeiro. Foto: iStock, Getty Images

3 passos para traçar seu objetivo financeiro

Desenvolver um objetivo financeiro e realizar os seus sonhos só depende de você e da sua disciplina para manter o foco. Para isso é preciso que suas metas estejam definidas com clareza e que seus custos reais são conhecidos.

Se não sabe por onde começar, confira as três dicas do educador financeiro Fabiano Porto e monte a sua estratégia:

1. Estabeleça metas

O primeiro passo é estabelecer o que o seu objetivo financeiro vai valer. Por isso, é fundamental ter em mente, no mínimo, três sonhos que pretende realizar: um em curto prazo (a ser conquistado em até um ano), outro em médio prazo (entre um e 10 anos) e um último em longo prazo (acima de uma década).

Assim, você terá um horizonte, um motivo para poupar. O ato de economizar se torna muito mais prazeroso e eficaz quando os seus sonhos estão em jogo e dependem exclusivamente de você.

2. Faça um diagnóstico das suas finanças

Paralelamente, é crucial conhecer sua vida financeira e saber quais são seus verdadeiros ganhos e gastos, com o objetivo de diminuir ou eliminar despesas supérfluas para priorizar a poupança vinculada aos sonhos.

Com isso em mente, após receber seu salário, você deve economizar para os objetivos idealizados, priorizando-os frente ao consumo. Com o passar dos meses, o acúmulo do valor poupado será um importante motivador para a realização deles.

3. Crie um objetivo financeiro e siga à risca

Para que os sonhos sejam alcançados, é essencial conhecer seus hábitos com relação ao dinheiro e, principalmente, respeitar o seu atual padrão de vida. Por isso, depois de criado um objetivo financeiro, não fuja dele, continue com determinação.

É preciso adequar as despesas à renda, considerando, em primeiro lugar, a poupança mensal destinada à realização dos sonhos. O comprometimento com os desejos, sejam eles materiais ou não, gera determinação e foco que, com o tempo, tornarão a realização possível.

Para Porto, traçar um objetivo financeiro para alcançar os sonhos é o primeiro passo para atingi-los e viver de forma realizada e feliz. “Quem conhece claramente seus objetivos caminha pela direção correta de forma agradável e prazerosa”, completa.

Ter diariamente a sensação de que seu esforço está atrelado à realização dos sonhos é combustível para continuar seu planejamento até que as metas sejam alcançadas.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

E você, qual seu objetivo financeiro? Deixe seu comentário!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças