Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ter metas financeiras pode ser mais importante do que imagina

A- A+

Todos nós temos necessidades relacionadas ao dinheiro. Seja pagar as contas, sair das dívidas ou até mesmo realizar projetos mais ousados. Porém, construir metas financeiras é essencial para atingir qualquer um desses objetivos.

Antes de mais nada, é interessante observar que ter metas financeiras não é somente colocar seus objetivos em um papel. Elas fazem parte de uma estratégia mais elaborada, de um planejamento que deve ser seguido por atitudes para chegar ao resultado final.

Casal define metas financeiras

Ter metas claras em relação ao dinheiro é primeiro passo para realizar sonhos. Foto: iStock, Getty Images

Metas financeiras: por onde começar

Para traçar as metas sozinho, é melhor começar de uma forma simples, possível de ser praticada. O ponto de partida é registrar seu objetivo, verificar seu custo e traçar a estratégia para alcançá-lo.

Na prática, é como querer comprar uma televisão à vista, fazer diversos orçamentos e chegar a um valor. Em seguida, verificar qual o valor que precisa poupar mensalmente durante um prazo determinado.

Esse é um exemplo simples. Mas para conseguir poupar, provavelmente você precisará ajustar seu orçamento, cortar alguns gastos ou mesmo modificar seus hábitos de consumo. Justamente por isso, não se deve começar por algo muito complexo.

Em alguns casos – como sair do vermelho, por exemplo – a dinâmica do processo exige mais do que mudanças de atitude. É preciso negociar caso a caso, calcular o valor que pode dispender por mês com acordos de pagamento e conseguir driblar os desejos de consumo para manter a carteira bem fechada.

Se houver muitas metas, com urgência e grau de complexidade altos, talvez o melhor seja buscar ajuda de um especialista.

Você pode construir metas para:

Sair do vermelho

Comprar a casa própria

Adquirir um carro

Fazer uma viagem de férias

Realizar um curso no exterior.

Mais vantagens das metas financeiras

São muitos os benefícios de ter metas financeiras – e sobretudo de concretizá-las. Mas pode-se dizer que a principal vantagem é conseguir manter um controle financeiro por meio de diversas práticas.

Via de regra, quando temos um sonho, tentamos realizá-lo somando esforços nas mais diferentes áreas da nossa vida. E para conseguir poupar dinheiro em prol de um objetivo, passamos a ter educação financeira, poupando em despesas de natureza diferente e aprendendo a readequar o orçamento quando necessário.

Além da parte “intelectual” do orçamento, o cálculo constante constrói uma espécie de alicerce financeiro, gerando maior consciência sobre o uso do dinheiro. Em outras palavras, praticar educação financeira nos leva a agir com mais sabedoria.

Para conseguir concretizar as metas, contudo, é importante ter objetividade (conseguindo analisar as situações de uma forma bem ampla), foco e também saber priorizar o que realmente é importante. Analisar todos os lados da situação e saber como chegar ao objetivo final é essencial para realizar seus sonhos.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se o dinheiro é uma preocupação e a economia uma necessidade, você pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Você tem uma boa dica sobre metas financeiras? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria