Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ter mais de um cartão de crédito é vantajoso para quem planeja gastos

A- A+

Para quem possui disciplina financeira e pratica o controle de gastos, o cartão de crédito tem só benefícios. Programas de milhas, troca de pontos por produtos e outras vantagens que o instrumento proporciona podem levar você a desejar mais de um cartão. Se isso for feito com planejamento, não há riscos ao bolso.

Brasileiros são adeptos de mais de um cartão

Usado para centralizar pagamentos e determinar datas ideais de vencimentos, por exemplo, o chamado dinheiro de plástico pode ser um grande aliado no planejamento financeiro.

Não por acaso, é a ferramenta preferida de 52 milhões de brasileiros, conforme pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Desse total, 53% afirmou ter mais de um cartão de crédito.

Disciplina é essencial quando se tem mais de um cartão.

Quando se tem mais de um cartão, a disciplina para uso deve ser redobrada. Foto: iStock, Getty Images

Planejamento para ter mais de um cartão de crédito

Quem possui mais de um cartão deve, primeiramente, planejar suas compras levando em consideração as diferentes datas de vencimento de cada plástico. Para isso, é preciso ter organização para não se perder nas contas, exceder limites e acabar engolido pelos altos juros.

A melhor forma de manter esse planejamento em dia é utilizar instrumentos de controle financeiro. Ao anotar todas as despesas de cada um dos cartões, fica mais fácil não se perder em relação aos seus respectivos gastos e os limites. Para o seu caso, as planilhas de controle de despesas e de despesas mensais são as mais indicadas.

Para os usuários de cartão que recebem rendimentos mais de uma vez por mês, é recomendado estipular os vencimentos de acordo as entradas na conta corrente. Assim, é possível garantir o pagamento das faturas sem comprometer o orçamento.

Dois cartões, disciplina em dobro

Para desfrutar dos benefícios de ter mais de um cartão, é importante ter atenção sobre as melhores datas para compra, aumentando o prazo para pagamento da fatura e levando em conta o limite de cada um.

Para evitar dívidas, não esqueça a data de vencimento de cada instrumento, que provavelmente é diferente. Assim, você evita o pagamento de juros e de outras taxas.

Analise também cada uma das faturas para verificar possíveis erros. Em caso de inconsistência, não deixe de contestar o débito com a administradora.

Além disso, sempre use o cartão como um aliado das finanças. Se possível, parcele compras sem juros. Assim, você pode usar o benefício para que o valor não pese no bolso.

Mas tenha cuidado para não comprometer uma parcela muito grande do orçamento com os gastos no cartão de crédito, pois existem outras despesas mensais que devem ser honradas.

Você vai se interessar por:

Entenda quando são cobrados juros do cartão de crédito

Guia de compras: veja como usar melhor o cartão de crédito

Descubra como usar cartão de crédito de forma positiva

Escolha o cartão para o seu perfil

Se possuir mais de um cartão exige cuidados, mas também oferece uma série de benefícios, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você tem uma boa dica para quem possui mais de um cartão? Comente!

vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças
vale a pena comprar no crediario