Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tendência de mercado: saiba como abrir uma franquia de alimentos

A- A+

Saber como abrir uma franquia de alimentos é estar alinhado a uma tendência de mercado crescente. Segundo levantamento Associação Brasileira de Franchising (ABF), cerca de 22% dos novos negócios abertos no próximo ano serão do segmento.

Os dados, baseados no estoque de contratos fechados nos três primeiros meses do ano, vão ao encontro de outra pesquisa feita pela entidade. De acordo com a 10ª Pesquisa Setorial ABF Food Service, as redes de franquia da área  da alimentação tiveram um crescimento global de 9,4% em 2015 comparado ao ano anterior.

Crescimento mesmo com a crise

Com uma receita da ordem de R$ 27,910 bilhões, as franquias de alimentos representam 20% do mercado de franchising e 7% de todo o mercado de alimentação no Brasil. O faturamento no ano passado foi de R$ 350 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (Abia).

Para Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF, esses dados só comprovam a solidez e a estabilidade do segmento no universo do franchising. “Mesmo diante desse quadro econômico complexo e desafiador, o setor de alimentação está demonstrando sua força e refletindo a própria resiliência do franchising, provada especialmente em momentos como esses”, declara.

como abrir uma franquia de alimentos

Há muitas franquias de alimentação do tipo fast food. Foto: iStock, Getty Images

Como abrir uma franquia de alimentos em 5 passos

Diante de prognósticos tão positivos, a vontade de saber como abrir uma franquia de alimentos parece aumentar. Então, veja como montar o seu negócio nesse segmento promissor.

  • Estude o mercado: é importante entender quem serão os seus concorrentes, principalmente os que estão há mais tempo no franchising. Converse também com os outros franqueados, pois tirar dúvidas é fundamental para quem vai abrir uma nova unidade.
  • Mapeie a logística: seus produtos serão produzidos em uma central e depois transportados? Qual será sua perenidade? Com você pretende armazenar os alimentos? Analise esses aspectos para estruturar sua logística e sempre entregar produtos de qualidade.
  • Conheça o público e o produto: vale também estudar bem o produto que você venderá ao aderir a uma franquia e para quem você o fará. Isso o ajudará na escolha do ponto ideal, da comunicação e divulgação e no atendimento.
  • Capriche na divulgação: a dica é fazer propagandas em jornais, rádios, ferramentas de pesquisa e redes sociais. Isso claro se a sua rede já não tiver uma política centralizada de marketing digital.
  • Treine seus funcionários: a seleção e o treinamento da equipe são pontos fundamentais, já que o serviço e o preparo dos alimentos determinarão o sucesso e aceitação da sua unidade. Lembre-se que nesse setor, a rotatividade pode ser muito grande e o salário não é muito alto, então encontre formas de motivar seu pessoal.

Você vai se interessar por:

Tarifa bancária pode virar bônus

Quer mais vantagens? Transforme as tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Entendeu como abrir uma franquia de alimentos? Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade
como escrever uma carta de autorização para o banco