Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tem talento com câmeras? Veja como começar um negócio de fotografia

A- A+

Nas festas de família, você é chamado para ser o fotógrafo oficial. Nas redes sociais, é frequentemente elogiado por seus registros. Será que não é hora de usar o seu talento para ganhar dinheiro? Se empreender parece uma boa ideia, aprenda como começar um negócio de fotografia.

Ela sabe como começar um negócio de fotografia

Qualidade do equipamento e iluminação do ambiente são elementos importantes. Foto: iStock, Getty Images

Para empreender com sucesso

Antes de efetivamente dar o start no seu negócio de fotografia, você precisa tomar algumas atitudes que o colocam no campo do empreendedorismo. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma das principais entidades de auxílio e formação de empreendedores no Brasil e mapeia os passos fundamentais para ter sucesso ao abrir uma empresa.

O primeiro deles é saber o ramo em que vai atuar. Você está em vantagem na parte mais abrangente, já que está decidido a aprender como começar um negócio de fotografia. Por outro lado, ainda é preciso definir outros detalhes, como o nicho fotográfico em que vai atuar. Sessões em estúdio? Cobertura de eventos? Fotos infantis? Há diversas opções para escolher.

O segundo passo é descobrir se você tem perfil empreendedor. Apesar de a vontade ser importante, ela não basta. Para o Sebrae, a pessoa deve ser criativa, ter senso de liderança, ser perseverante e flexível, ter vontade de trabalhar e encontrar realização pessoal nisso, ser organizada, ter senso crítico e estar em constante formação profissional.

Sabendo que é um bom empreendedor e definindo onde atuar, é hora de reunir informações sobre o mercado, a gestão financeira ideal, o tipo de marketing específico para a sua área e como a localização pode influenciar no negócio. Em seguida, organize tudo isso, de modo que possa construir um plano de ação e definir estratégias.

Por fim, analise as suas finanças e descubra se o negócio é viável somente a partir delas ou se precisa buscar outras fontes de renda para investimento. Com tudo isso levantado, organizado e estabelecido, é hora de pôr as mãos na massa – ou melhor, na câmera.

Como começar um negócio de fotografia

Quando o assunto é começar um negócio de fotografia, colocar a mão na massa significa ir em busca do equipamento ideal. Segundo o site Marketing para Fotógrafos, uma boa câmera principal e outra reserva, lentes variadas, flash de qualidade, baterias e carregadores, além de um computador de alta performance, com softwares de edição instalados, compõem o material básico.

Com isso em mãos, é preciso que você encontre parceiros para fazer trabalhos voluntários e criar portfólio. Aquilo que você produziu até o momento, por prazer ou em seus cursos de aperfeiçoamento, também pode entrar no material, mas é importante que os futuros clientes saibam do que você é capaz de fazer com o equipamento que tem.

Se você vai trabalhar com retratos, ter um estúdio de boa qualidade também é importante. Além de agradável e confortável para os clientes, ele também precisa contar com iluminação natural e artificial de qualidade para criar os cenários perfeitos para as imagens.

O último passo é definir o seu preço. Estipule um valor com base no que a concorrência oferece e no que você tem para dar aos clientes. Valorize a formação que possui e a sua experiência, mas não eleve demais o custo, sob o risco de afugentar possíveis consumidores.

Depois disso, é só começar o negócio de fotografia, divulgar seu trabalho e colher os resultados do esforço.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre como começar um negócio de fotografia? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria