Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Telhado branco traz inovação que ajuda a economizar energia

A- A+

O aquecimento global, a poluição do ar, da água, do solo e a extinção de centenas de espécies vegetais e animais não é cena de filme de terror, é uma realidade. Desse modo, encontrar soluções viáveis para reduzir a agressão ao meio ambiente – causada pelos seres humanos – se torna um dever. O telhado branco é uma tendência das novas construções que contribui de forma positiva a essa causa.

O que é o telhado branco

Em 13 de agosto de 2015, a humanidade entrou em dívida com o mundo. Conhecimento como o “Dia da Sobrecarga Ecológica”, a data marca o momento em que se esgotam os recursos renováveis que a Terra tinha para o ano inteiro. Calculado pela ONG Global Footprint Network, ele marca o momento em que as pessoas começam a viver acima da capacidade do planeta.

Brasil é perfeito para telhado branco

Abençoado pela natureza, Brasil é país perfeito para refletir raios e luminosidade. Foto: Shutterstock

Segundo a organização, o processo de esgotamento está sendo acelerado. Em 2015, ele ocorreu quatro dias antes do registrado no ano anterior. Diante da tendência ruim, iniciativas como a de deixar o telhado branco na sua casa, mesmo que pequenas, podem ser muito mais significativas do que você pensa.

“O telhado branco é uma escolha moderna que ajuda a refletir os raios e a luminosidade. Por isso, ele auxilia na redução da temperatura nos ambientes e nas cidades”, explica a arquiteta Maria José Frapiccini. A ideia foi lançada a partir de um estudo, feito pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, da Califórnia, que mostrou a força dessa iniciativa para a redução do aquecimento global.

Conforme o estudo dos cientistas californianos, o telhado branco é capaz de refletir 90% dos raios de luminosidade que incidem sobre as casas. Por sua vez, os telhados escuros absorvem cerca de 80% desse calor.

Isso aumenta a temperatura dentro dos prédios e também em toda a região onde eles estão localizados, considerando que a maior parte dos prédios vizinhos também tenha tetos escuros.

Telhado branco nos EUA

Vista aérea de imóveis com telhados brancos em São Petersburgo, na Flórida. Foto: Shutterstock

Diminuindo essas ilhas de calor, o que ajuda na redução do aquecimento no planeta, você também pode contribuir para o cuidado com a poluição. É isso que indica o projeto One Degree Less, ou Um Grau a Menos, criado pelo Green Building Council Brasil, com o objetivo de popularizar a prática de clarear as cores dos telhados.

Conforme o projeto, quanto menos calor existir em um ambiente, menos os escritórios e empresas irão recorrer ao uso de ar condicionado para tornar a temperatura do lugar agradável. Por sua vez, isso reduz significativamente a emissão de gás carbônico e o consumo de energia elétrica, que tanto impactam no meio ambiente.

Por esse ponto de vista, o telhado branco também pode ser um auxílio nas suas contas do mês. É comum que o gasto de energia elétrica aumente nos dias muito quentes, já que você utiliza ainda mais mecanismos para se refrescar. Se o teto da sua casa for capaz de refletir esse calor, você não terá porque gastar tanto e a conta no final do mês pode vir bem mais leve.

O cálculo apresentado pelo One Degree Less é de que um telhado branco de 100 m² compense a emissão de 100 toneladas de gás carbônico, o que é equivalente a emissão anual de uma casa americana. A sugestão do projeto é de incluir o branco também nas fachadas, uma atitude já tomada na costa do Mar Mediterrâneo.

Para além do telhado branco

Para quem quer ir além da ideia do telhado branco e cuidar ainda mais da forma como se relaciona com a natureza, o One Degree Less garante que o uso de grama na cobertura – formando o chamado telhado verde – também combate o aumento da temperatura no planeta, além de ajudar a evitar enchentes, reduzindo a velocidade da vazão da água das chuvas.

Você vai se interessar por:

Você sabe o que é reciclagem? Ajude a salvar o planeta

Energia renovável é aposta ambiental e também econômica

Veja dicas de iniciativas de reaproveitamento e inspire-se

Proteção para sua casa

Não importa qual a cor do seu telhado. Para garantir sua tranquilidade, nada melhor que um seguro. Com o Seguro Proteção Residencial, oferecido pela Vivo em parceria com a Ace, está prevista uma indenização em caso de danos à sua residência em função de incêndio, raio, explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil e familiar.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
dividir aluguel com alguém
cooperativa habitacional
por que a poupança rende tão pouco
crédito para financiar casa própria