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por Vivo Seu Dinheiro

Telemarketing eficiente: veja 4 dicas de vendas por telefone

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A prospecção de clientes é um das principais alternativas à disposição de quem pretende aumentar a presença no mercado. Mas é preciso sensibilidade para saber quando uma ligação pode ser inconveniente e acabar prejudicando suas relações com o consumidor. Com as melhores dicas de vendas por telefone, você encontra a abordagem correta e impulsiona os resultados da empresa.

Praticando dicas de vendas por telefone

Abordagem pelo telefone permite o contato direto com clientes em potencial. Foto: iStock, Getty Images

4 dicas de vendas por telefone

Conversar com alguém que você não conhece para apresentar um produto desconhecido é um desafio diário para quem trabalha com vendas por telefone.

Agora, por mais que a estratégia tenha difícil execução, é impossível negar seu valor: a conversa o coloca em contato direto com um cliente em potencial, permitindo captar novas vendas para sua empresa.

Para não errar, siga as dicas de vendas por telefone listadas a seguir e garanta uma ação de telemarketing eficiente:

1. Conheça o cliente

Pesquise o máximo possível sobre os consumidores ou as empresas que você pretende atingir, a fim de entender em detalhes sua atuação no mercado. Dessa forma, é possível personalizar o diálogo e qualificar a abordagem, o que tende a gerar mais receptividade por parte do cliente. É um processo lento e trabalhoso, mas o resultado tende a compensar.

2. Venda soluções, não produtos

Oferecer soluções para os problemas, e não exatamente produtos, pode ser uma boa estratégia de venda. Para isso, é preciso entender de que maneira o produto ou serviço que você vende pode melhorar a vida do cliente.

3. Ouça com atenção

Alguns operadores de telemarketing tentam falar o mais rápido possível, obrigando o cliente a ouvir a explanação sem saber se existe um real interesse pelo produto. Seja paciente e estimule o cliente a falar, para entender suas necessidades e possíveis objeções. Argumentar para convencer tem mais efeito do que adotar um discurso padrão.

4. Organize-se

A organização é um ponto chave para ter sucesso nas vendas por telefone. Organize sua lista de contatos e crie critérios para contatar os clientes. Além disso, é necessário projetar o tempo que será gasto no processo e adotar métricas para medir os resultados, o que permite descobrir qual estratégia é mais efetiva, adaptando a abordagem.

Ligações inconvenientes podem gerar desgaste

Ninguém gosta de ser incomodado em um momento de descanso, quando está concentrado em outros assuntos ou quando tem pendências para resolver. Por isso, não é recomendável insistir na ligação em um momento inconveniente, porque você corre o risco de gerar um desgaste e prejudicar o seu relacionamento com o cliente.

Nesse caso, o tiro sai pela culatra: você ligou para o consumidor com a esperança de atraí-lo para a empresa, mas só conseguiu criar repulsa e afastá-lo.

Para evitar esse problema, a dica é adotar uma abordagem tão educada e cortês quanto possível. Mostre respeito com o tempo de quem está do outro lado da linha. Assim, é provável que o cliente seja mais receptivo às suas ideias.

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