Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tecnologia promete facilitar acesso à energia solar em casa

A- A+

Os avanços tecnológicos têm possibilitado que o consumidor possa usufruir da energia solar em casa mais facilmente. Depois dos painéis e de uma bateria que armazena a energia gerada por esses equipamentos, já existe uma novidade nesse mercado: as telhas que geram energia de modo sustentável.

Atualmente, a energia solar é o tipo de fonte energética que mais cresce no mundo: 30% ao ano. No caso do Brasil, apesar da alta incidência de raios solares em todas as regiões, o potencial de geração desse tipo de energia não é muito explorado.

De acordo com um levantamento feito por ONGs que acompanham o setor de energia, o país tem capacidade solar para atender 10% da sua demanda, capacitando menos de 5% de sua área urbanizada. Dados do Balanço Energético Nacional apontam, no entanto, que a geração de eletricidade solar só representa 0,01% da matriz energética do Brasil.

Energia solar em casa

A energia solar é o tipo de fonte energética que mais cresce no mundo. Foto: Hermínio Nunes, Eletrosul

A oportunidade da energia solar em casa

Criada pelas empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM, a Tegola Solare tem como objetivo substituir os modelos grandes e pesados dos painéis, alcançando um novo público interessado em ter energia solar em casa.

Construídas para converter a luz solar em energia, segundo os fabricantes, as telhas foram criadas com a intenção de manter a estética e a harmonia do telhado, diferente dos painéis que geram maior impacto visual à estrutura da casa.

Para possibilitar que o consumidor tenha energia solar em casa, minimizando o impacto visual negativo dos painéis, as telhas são feitas de cerâmica. Para gerar a energia, elas recebem quatro células fotovoltaicas, com a fiação instalada embaixo do telhado até o conversor.

De acordo com informações dos fabricantes, a potência das telhas para gerar energia solar em casa é de cerca de 3 quilowatts (kW) para uma área de 40 metros quadrados.

A montagem das telhas é feita como a de qualquer outro telhado, sendo a superfície que gera a energia adaptável às necessidades do consumidor. Para instalá-las, é preciso que o morador reconstrua totalmente o telhado. Depois da instalação, em caso de dano, o usuário só precisa trocar a telha avariada.

Uma desvantagem das telhas que geram energia solar em casa é o preço. Elas são mais caras do que os painéis tradicionais e ainda não são comercializadas no Brasil, só podendo ser adquiridas via importação.

Você vai se interessar por:

Confira 5 gastos com casa que devem fazer parte do orçamento

Veja dicas para economizar no design e decoração da casa

Site reúne dicas de áreas verdes de cidades de todo o mundo

Vale a pena recorrer à energia solar em casa?

Antes de adquirir qualquer tecnologia que gere energia solar em casa, o consumidor precisa ter um direcionamento sobre seus processos de compra, instalação e funcionamento.

A primeira questão na hora de adquirir e instalar equipamentos residenciais que transformam a energia solar em energia elétrica é em relação à localização geográfica da residência, explica Onofre de Araújo Neto, presidente da eCycle, marca que oferece produtos e serviços sustentáveis.

“A duração da incidência da radiação solar pode variar muito de um local para outro, e isso deve ser levado em consideração pelo consumidor interessado em gerar energia solar em casa”, explica ele.

 

E você, quer ter a energia solar em casa? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple