Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tecnologia das casas modernas ajuda a reduzir gastos

A- A+

Nem só de móveis e decoração é feita uma residência. Hoje em dia, a tecnologia de automação utilizada nas casas modernas está deixando de ser artigo de luxo para se tornar uma ferramenta útil no controle de gastos.

Atualmente, o mercado da construção oferece diversos itens que podem fazer suas contas (principalmente de água e energia elétrica) diminuírem muito em valores. E os preços para construir casas modernas e eficientes já não são assustadores como antigamente.

Nos últimos cinco anos, os custos diminuíram em aproximadamente 50%, conforme a Associação Brasileira das Automação Residencial e Predial (Aureside). O Brasil conta com pouco mais de 300 mil residências automatizadas, mas, segundo a entidade, há potencial imediato que para que esse número salte para 1,5 milhão.

Tecnologia em casas modernas

A economia aliada ao conforto tornou-se um diferencial das novas construções. Fotos: Shutterstock

Casas modernas: o que há de novo

É possível dizer que, nos dias de hoje, a cereja do bolo na área de construção é a automação. De acordo com a Aureside, já é possível adquirir até mesmo apartamentos de 60 metros quadrados com controle de iluminação, de áudio, vídeo e ar condicionado. A economia aliada ao conforto tornou-se um diferencial.

Veja os principais itens presentes nas casas modernas:

Iluminação

Tecnologia em casas modernas

Sensores inteligentes já são cada vez mais comuns nas casas modernas. Uma das maiores vantagens é a economia, pois eles controlam a intensidade da luz conforme a necessidade do ambiente. Se há iluminação natural, a lâmpada fica mais fraca – diferente do modo tradicional, onde a luz é acesa no seu máximo. E isso reduz o custo.

E os benefícios não param por aí. Luzes que ligam e desligam periodicamente também podem afastar intrusos, dando a impressão de que há pessoas na casa. Privilégio das casas modernas, com a vantagem de que tudo pode ser controlado pelo seu smartphone, de onde você estiver.

Aquecimento solar

Tecnologia em casas modernas

Os coletores solares são, sem dúvida, uma forma excelente de poupar energia. Se forem utilizados para esquentar a água, por exemplo, o valor pago na conta de luz irá despencar. Embora o investimento seja alto, especialistas garantem que ele se paga em dois anos, enquanto a durabilidade do equipamento é de cinco anos.

Controle da piscina

Piscina em casas modernas

Já é possível programar a piscina para ligar e desligar o filtro, assim como para esquentar a água. Além da comodidade, também é garantia de economia da energia usada pelas bombas hidráulicas.

Torneiras

Tecnologia em casas modernas

Com um simples toque das mãos na bancada do banheiro, já é possível abrir a torneira e acender as luzes do espelho simultaneamente. Excelente quando você vai ao toilette no meio da noite e mal enxerga o que está diante do seu nariz.

Acesso remoto

Tecnologia em casas modernas

Sabe aquele momento em que o tempo muda e você lembra que deixou algumas partes da casa abertas? Isso não precisa mais acontecer. Até mesmo o teto solar já pode abrir e fechar com um comando à distância, via smartphone.

Você vai se interessar por:

Como controlar orçamento de obra ao construir ou reformar

Tecnologia promete facilitar acesso à energia solar em casa

Vantagens e desvantagens das casas em condomínios

Proteção em casas modernas

Para garantir sua tranquilidade, nada melhor que um seguro. Com o Seguro Proteção Residencial, oferecido pela Vivo em parceria com a Ace, está prevista uma indenização em caso de danos à sua residência em função de incêndio, raio, explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil e familiar.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou de conhecer o conceito das casas modernas? Deixe um comentário.

Pokémon Go
vale a pena comprar um videogame
LG X Screen
relógio ou celular
vale a pena comprar celular muito barato
vale a pena comprar celular top de linha