Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tecnologia ajuda pais modernos a cuidar bem dos filhos

A- A+

Se a tecnologia é reconhecida como fundamental em auxílio a operações no trabalho, como organizar horários, controlar o que está acontecendo na empresa ou contatar pessoas, ela também pode ser de grande valia para manter a ordem em casa. Para os pais modernos, o uso de elementos eletrônicos que ajudam a observar os filhos e medir algumas reações já é parte inerente à criação.

O uso da tecnologia por pais modernos

A cultura de ter filhos é comum entre os brasileiros, assim como a de trabalhar fora de casa. Das mais de 54 milhões de mães brasileiras, cerca de 51% estão empregadas no mercado formal ou informal, segundo dados do IBGE. Essa forma de criar os filhos é bem diferente do praticada há alguns anos, quando elas se dedicavam em tempo integral à família.

Tecnologias ajudam no cuidado com seus pequenos.

Achar o equilíbrio entre tecnologia e saúde é essencial no desenvolvimento infantil. Foto: iStock, Getty Images

Não é à toa que a maneira encontrada para se estar por perto e controlar os pequenos também tenha mudado. Manter o trabalho, a casa e os filhos não é uma tarefa fácil – mas que pode ficar menos difícil para quem faz parte do grupo de pais modernos, que usa a tecnologia a seu favor.

Opções como os monitores de choro, que analisam as causas e a intensidade do choro da criança, podem ser aliadas dos pais modernos.

Muitas vezes, você tem tarefas a terminar antes de ir atender ao seu filho. Entender que, talvez, naquele momento o choro dele não seja por dor ou nenhum tipo de perigo, pode ajudar você a ficar mais tranquila com a situação.

O mesmo acontece com relação aos cuidados de saúde. É possível receber no celular informações quanto à temperatura corporal do seu pequeno. Isso ajuda naqueles períodos em que ele desenvolve algum tipo de infecção e precisa ser monitorado.

Essa tecnologia está presente no aplicativo TempTraq – disponível em Android iOS. Com o app, você não precisa ficar indo ao quarto do seu filho todo o tempo, já que o termômetro funciona à distância.

Os pais modernos também podem entrar na onda dos wearables, a tecnologia vestível. Você tem piscina em casa ou está planejando férias? Já existem pulseiras e tiaras que enviam ao seu celular ou tablet um sinal de quando o seu filho está submerso e um alerta de quando esse contato começa a ser perigoso.

Você vai se interessar por:

Viagem com criança: fazer check-list evita transtornos

Conheça os benefícios ao abordar a educação financeira para crianças

Aprenda a driblar o consumismo infantil

Limites para pais modernos

O problema é quando o uso da tecnologia começa a se tornar excessivo e os pais perdem o limite do controle sobre as suas crianças.

Para o terapeuta Marcelo Quirino, é importante manter o equilíbrio. “Esses usos de tecnologia podem ser indicativos de um processo psicológico fantasioso dos pais, no qual a criança precisa de uma proteção especial”, alerta o especialista.

Quirino sugere que os pais modernos podem se tornar restritivos ou liberais demais. “Esse tipo de relacionamento retarda o desenvolvimento psicológico, emocional e cognitivo da criança, gerando mais dependência emocional, autoestima baixa, isolamento social, dificuldades de aprendizagem, labilidade emocional – desestruturação emocional frente as dificuldades da vida, dentre outros quadros patológicos”, explica.

Segundo o terapeuta, é preciso haver bom senso para saber quando se está passando do limite. No momento em que o cuidado se tornar uma superproteção, é hora de procurar ajuda.

“Eles precisam entender como se deve acontecer o amadurecimento de uma criança, aprender a limitar, aprender a dialogar, a educar emocionalmente. Há uma série de aprendizados que tais pais precisam adquirir para retomarem o desenvolvimento saudável de seus filhos”, conclui Quirino.

 

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple