Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tecnologia ajuda a organizar fotos digitais

A- A+

Se organizar fotos já era tarefa árdua na época dos álbuns e da revelação, imagine na era de fotografias digitais. São dezenas de pastas, pendrives e HDs externos por onde as imagens podem estar espalhadas e encontrá-las pode ser mais demorado do que parece. Encontrar aplicativos e serviços que permitam ordenar e dividir os arquivos pode ser uma boa saída.

Aplicativos para organizar fotos

Desde que a câmera fotográfica foi criada, a humanidade se apaixonou pelas fotografias. Os historiadores estimam que, de lá até aqui, mais de 3,5 trilhões de capturas já foram realizadas através das lentes de uma câmera fotográfica. E a paixão só cresceu com a tecnologia. A empresa HighTable indica que, a cada ano, 400 bilhões de fotos são tiradas.

seudinheiro-organizar-fotos

Algumas redes sociais ajudam a separar suas fotos. Foto: iStock, by Getty Images

É muita imagem para escolher e guardar. Em tempos de selfie, organizar fotos no celular, no computador e nas diversas plataformas digitais dá trabalho. E é nisso que pensam algumas das principais empresas de tecnologia do mercado. Como o Google, que lançou um sistema de armazenamento em nuvem especificamente para imagens digitais.

O Google Photo é um serviço que faz backup e upload automático de todas as suas fotos, todas as vezes que você logar com sua conta nos dispositivos programados. É também através desses dispositivos que você pode acessar as suas fotos, assim como as alterações que forem feitas. Se você editar uma foto em um computador, poderá vê-la editada no celular, no tablet e por aí vai.

Entendendo que organizar fotos é mais do que simplesmente oferecer um espaço para que elas sejam armazenadas, o Google Photo também conta com um serviço de buscas. Basta que você procure por algum elemento, lugar ou pessoa que você lembra de estar presente na imagem desejada e o programa faz a busca detalhada para você.

Já o Flickr, rede social de compartilhamento de fotos, passou a oferecer sugestões de autotags para lhe ajudar a organizar as suas fotos. Quando você faz o upload de uma imagem na rede, ele analisa a cena e indica possíveis tags – marcas de busca – que podem ser adicionadas. Em uma cena de praia, por exemplo, ele pode indicar a marcação de palavras como mar, areia, sol e natureza.

Você vai se interessar por:
Veja como economizar com fotolivro
Confira os melhores aplicativos para fazer colagem de fotos
Compare 3 modelos de impressora de fotos
Aprenda a editar fotos antes da impressão

Dessa forma, todas as vezes que você procurar por essas palavras ou tags dentro da sua conta no Flickr, as imagens que tiverem sido salvas com essas marcações aparecerão. É uma forma de você conseguir organizar fotos e encontrar facilmente as fotos de uma mesma viagem, por exemplo, se tiver marcado todas elas com uma tag contendo o nome do seu destino.

Qualcomm: organizar fotos no próprio aparelho

Já a empresa de tecnologia Qualcomm oferece uma solução ainda mais avançada, mas que segue uma linha semelhante à do Flickr. Em um dos seus mais recentes protótipos de câmera – que ainda não está em produção para venda – a empresa sugere que o próprio aparelho seja capaz de marcar a foto com tags automaticamente, sem que você precise baixá-las em outra rede.

A tecnologia presente no protótipo é chamada de SceneDetector e permite que a própria câmera reconheça quais são os elementos do cenário que sua lente está captando. O aparelho analisa a cena, capta os ítens que estão aparentes na imagem, como aviões, nuvens, mar, montanhas, prédios ou pessoas, e sugere as tags que serão inseridas automaticamente na descrição do arquivo.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular