Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tecnologia ajuda a controlar compras no cartão

A- A+

Precisa controlar melhor suas compras no cartão de crédito mas não sabe como? Existem diversos aplicativos para você anotar e somar despesas – e, quem sabe, até fazer gráficos, mas, no caso do cartão de crédito, os alertas via SMS permitem resultados ainda melhores.

A julgar pelos números, a prevenção nunca foi tão importante. Conforme o Indicador Serasa Experian de Tentativa de Fraudes, somente em fevereiro deste ano ocorreram 168.944 tentativas de fraude em diversos segmentos, como telefonia e serviços, por exemplo.  O setor bancário fica em terceiro lugar no ranking, com 31,5 mil tentativas (21,6% do total).

Ainda de acordo com o Serasa Experian, os golpistas aproveitam as compras no cartão de crédito realizadas em sites não confiáveis ou os dados de documentos roubados. As informações são utilizadas para abertura de contas, solicitações de cartão e empréstimos. A conta, é claro, fica para as vítimas.

compras no cartao

É possível controlar as compras do cartão através de alertas via SMS. Foto: iStock, Getty Images

Compras no cartão x alerta via SMS

Atualmente quase todos as empresas de cartão de crédito oferecem o serviço de alerta por SMS. Os bancos ainda possuem o mesmo recurso para compras no cartão de débito e também para todas as transações bancárias que atingem um valor mínimo, que varia de acordo com o banco.

Simples, essa tecnologia oferece mais segurança ao consumidor. Afinal, todas as vezes que você fizer compras no cartão receberá uma confirmação no celular. Da mesma forma, se o seu cartão for roubado ou clonado, você consegue saber se ela for utilizado.

Isso não significa, claro, que você precisa descartar os aplicativos de finanças pessoais. Pelo contrário, as duas opções podem ser complementares. Além de dar maior segurança, a mensagem de SMS já deixa registrado o valor que você deverá anotar na sua planilha de gastos, sendo uma ótima ferramenta de controle.

Como solicitar dados de compras no cartão

Hoje em dia, praticamente todos os bancos oferecem o serviço de alerta via SMS. A maneira exata de se cadastrar no serviço varia conforme o banco, porém via de regra o alerta pode ser acessado de três formas: pela internet, na agência bancária ou no caixa eletrônico.

cartao-credito

Existem várias formas de checar as compras feitas no cartão. Foto: iStock, by Getty Images

 

Como outra medida de segurança, seus dados são enviados apenas se você solicitar ao banco ou ao emissor do cartão. O serviço pode ser gratuito por um período (depois de um tempo, a depender do banco ele passa a ser tarifado) e informa o valor, a hora e a data que as compras foram feitas pelo cartão. Uma excelente saída para rastrear rapidamente qualquer irregularidade.

Além das operações no cartão, os serviços de alerta servem também para informar outras operações bancárias, como saques, transferências e pagamentos. A consulta a saldos e extratos também é permitida via SMS, assim como a recarga de celulares pré-pagos ou contas controle.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para evitar fraudes e monitorar suas compras no cartão? Compartilhe.

metas de curto médio e longo prazo
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
seudinheiro-Compras-de-supermercado
quanto custa um seguro de vida
melhores universidades do brasil