Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Taxa de juros deve ser levada em conta ao pedir empréstimo

A- A+

Quando as dívidas apertam, os empréstimos são a primeira opção que vêm à cabeça de muita gente. Mas, antes de optar por essa saída, é preciso considerar a taxa de juros envolvida e como ela vai afetar a dívida. Quando isso não acontece, é bem provável que você veja o valor a ser pago aumentar, sem que a renda seja suficiente para quitar os débitos.

Taxa de juros varia conforme empréstimo

Um dos fatores que influencia os juros no Brasil é a taxa Selic. Como explica Farney Coutinho Moreira, educador financeiro do Instituto Alcance, ela é utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação no país. Além disso, tem relação direta com dia a dia das pessoas, pois é a referência usada pelos bancos para definir os juros cobrados em suas transações. Com a Selic em alta, a tendência é que os juros cobrados nos empréstimos subam. Juntamente com eles, o seu cuidado ao pegar dinheiro emprestado no banco também precisa aumentar.

O empréstimo pessoal, uma das opções mais procuradas, por exemplo, é  concedido pelos bancos sem que haja obrigatoriedade de destinação dos recursos a um bem específico. Por outro lado, Denys Wiese, sócio do EuQueroInvestir.com, ressalta que a facilidade em conseguir o crédito faz também com que as taxas cobradas estejam entre as mais altas do mercado. Por isso, ele só é recomendado em último caso e com um plano que permita devolver o dinheiro no menor tempo possível.

taxa de juros

Antes de contratar empréstimo, fique atento às taxas de juros. Foto: iStock, Getty Images

Verifique as opções de empréstimo

Na hora de escolher um modelo de empréstimo, buscar informações detalhadas é a melhor forma de garantir uma taxa de juros que possa ser encaixada no seu orçamento. Antes de escolher a instituição financeira da qual pegará dinheiro emprestado, verifique os termos e condições envolvidos no negócio.

Em geral, a opção mais indicada pelos especialistas é o crédito consignado, em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do cliente. Como o risco menor de ficar sem receber o dinheiro,  os bancos oferecem juros mais baixos nessa modalidade. Não é à toa que, de acordo com pesquisa realizada no ano passado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil),  três em cada dez brasileiros já optaram pelo empréstimo consignado.

Ainda assim, é preciso ter atenção. José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil, alerta que, com as parcelas descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria, é preciso aprender a equilibrar as finanças com uma renda reduzida. Para evitar ainda mais dívidas, o segredo é fazer um planejamento prévio.

Alerta CPF no celular

Exagerou nas dívidas e está com medo de que o seu nome vá parar na lista de negativados? A Vivo oferece, em parceria com a Serasa Experian, um serviço inovador que permite que seus clientes recebam notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre taxas de juros? Comente!

Empréstimo ou financiamento
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
valor das tarifas bancárias
como não pagar juros de cartão de credito