Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tablets conquistam espaço ao oferecer praticidade em maior tela

A- A+

De diferentes funcionalidades, tamanhos e formatos, os tablets representam a terceira força no segmento de dispositivos móveis, uma opção intermediária entre os celulares e notebooks.

Segundo levantamento da IDC Brasil, empresa de consultoria em Tecnologia da Informação e Telecomunicações, foram vendidas 2,3 milhões de unidades no país no terceiro trimestre de 2014 – alta de 18,1% na comparação com o mesmo período de 2013.

O segredo do sucesso dos tablets está na união entre a praticidade dos smartphones e a sua tela de proporções generosas, o que garante fãs entre aqueles que buscam entretenimento, principalmente. Tire suas dúvidas sobre o dispositivo e descubra o que levar em consideração ao adquirir o seu.

tablets

Mercado de tablets avança no Brasil, amparado em jovens conectados. Foto: iStock, Getty Images

Notebooks ou tablets?

Muitas pessoas têm duvidas no momento de escolher por um novo produto. Afinal, o que é mais vantajoso: um tablet ou notebook? Com telas de tamanhos parecidos e uma série de funcionalidades semelhantes, em alguns casos, os dispositivos podem realizar as mesmas tarefas, com vantagens e desvantagens específicas.

A decisão pelo melhor modelo vai depender do seu perfil enquanto usuário e consumidor. Respondendo a algumas perguntas, é possível chegar à melhor compra.

Você precisa de um aparelho com acesso rápido a notícias, e-mail e redes sociais ou de um dispositivo capaz de rodar vídeos de alta resolução? Em geral, é possível dividir a usabilidade da maneira descrita a seguir.

Tablet:

– Inicia rapidamente e tende a ser mais veloz em aplicações simples

– É menor, mais leve, tem mais autonomia de bateria e favorece a mobilidade

– É ideal para quem procura por entretenimento e acesso fácil à internet.

Notebook:

– Tem um processador mais potente e uma memória maior

– Roda programas mais complexos, como editores de vídeo e de imagem

– É maior, mais pesado e tem uma menor autonomia de bateria

– É ideal para usar na atividade profissional.

Dificilmente, um dispositivo será capaz de substituir o outro em suas aplicações, pois eles se diferenciam justamente em pontos cruciais. No entanto, vale lembrar que já há produtos que funcionam como tablet e notebook ao mesmo tempo, integrando as funcionalidades.

O que considerar na hora da compra

Ao optar pelos tablets, é preciso considerar uma série de critérios antes de se decidir por determinado modelo ou marca. Os principais são os seguintes:

Tamanho

Quanto menor, mais portátil. Quanto maior, melhor para assistir vídeos.

Processador

Aposte em um processador potente se quiser realizar tarefas simultâneas.

Tela

Os modelos dividem-se entre capacitivas (mais sensíveis) e resistivas (mais baratas).

Memória

Se você não tem a pretensão de guardar arquivos pesados, pode optar por uma memória menor.

Conexão

Quase todos contêm conexão wireless (também chamada de wi-fi ou sem fio), mas alguns oferecem também a opção de acessar a rede via 3G. A opção pela rede móvel de dados vai depender do seu perfil de uso. Em geral, o smartphone já dá conta do recado quando não há internet sem fio nas proximidades.

Câmera

Tirar fotos com tablets não é muito prático, mas, se essa for sua intenção, preste atenção à resolução. Em geral, a câmera dianteira acaba sendo mais útil, pois permite vídeo-conferências e chamadas em vídeo.

Diversidade de tablets pode dificultar a escolha

Com a popularização do segmento, as empresas investiram fundo no desenvolvimento de novas características, buscando aperfeiçoar e otimizar a experiência do usuário. O resultado pode ser visto nas lojas: uma profusão de modelos, com especificações técnicas e preços para todos os gostos.

Em meio a essa abundância de opções, pode ser difícil escolher o melhor produto. Por isso, comparar as vantagens e desvantagens de cada aparelho é fundamental no momento de bater o martelo. Do contrário, você corre o risco de pagar muito por um produto limitado ou acabar levando para casa um tablet que não corresponde às suas necessidades.

Compre com facilidade e segurança

A Vivo, em parceria com a Opte+, oferece através da sua loja virtual produtos de departamentos e viagens com descontos exclusivos. Trata-se de um shopping que reúne ofertas de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No Vivo Compras, é possível encontrar produtos eletroeletrônicos, de informática, móveis e de decoração, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados. São mais de 60 mil produtos para escolher qual o melhor preço e efetuar suas compras.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para tablets

Você tem uma boa dica para a aquisição de tablets? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
Nintendinho
vale a pena comprar um videogame
LG X Screen
relógio ou celular
vale a pena comprar celular muito barato