Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sydney testa pagamento de tarifa de ônibus com cartão bancário

A- A+

Os passageiros de transporte público de Sydney, na Austrália, poderão começar a usufruir dos benefícios de pagar os passes através do cartão bancário. Modalidades de débito e crédito deverão ser aceitas pelo sistema, que se inspirou no que foi utilizado em Londres – a capital inglesa já disponibiliza o serviço desde 2012.

Ônibus aceita cartão bancário

Sistema de pagamento nos ônibus de Sydney vai aceitar cartões de crédito e débito. Foto: iStock, Getty Images

O cartão bancário no transporte australiano

A permissão do uso de cartão bancário deve ser implantada a partir de 2017 no transporte público de Sydney. A notícia foi anunciada pelo Ministro dos Transportes e da Infraestrutura do estado de Nova Gales do Sul, Andrew Constance. A cidade é capital do estado e a mais populosa do país australiano e também do continente em que fica, a Oceania.

A partir do próximo ano, o governo deve começar a testar as primeiras opções para a nova forma de pagamento.

Os passageiros ficarão independentes do uso do Smart Card, uma espécie de bilhete único, semelhante ao existente em São Paulo, e que corresponde aos cartões recarregáveis. Ele também permite substituir o dinheiro, como ocorreu em Ribeirão Preto, que aboliu a circulação de notas e moedas nos ônibus.

O mesmo sistema que vai aceitar o cartão bancário em Sydney já é realidade em Londres e abrange todos os transportes da cidade, incluindo ônibus, trens e metrô. A Cubic Transport System, empresa responsável pelo gerenciamento do serviço inglês, estima que cerca de 1 milhão de passagens diárias são pagas através desse meio.

Isso significa que aproximadamente 25% das viagens realizadas em transporte público na capital da Inglaterra utilizam o cartão bancário como opção de pagamento.

No anúncio oficial da implantação australiana, o ministro Andrew Constance afirmou que espera que o sistema em Sydney funcione ainda mais, facilitando o processo de embarque e desembarque nos coletivos.

Esse novo projeto do governo de Nova Gales do Sul estará amparado no seu sistema de bilhete único, que já é bastante difundido e funciona com tranquilidade, o Opal. A rede que envolve o cartão já inclui os serviços de trens, ônibus, ferryboats e metrô nas regiões de Sydney, Blue Mountains, Central Coast, Hunter, Illawarra e Southern Highlands.

Jundiaí é pioneira do sistema no Brasil

No Brasil, diversas cidades utilizam sistemas semelhantes e permitem que o pagamento da passagem seja feito através do cartão bancário.

A prefeitura do município paulista de Jundiaí foi a primeira no país a disponibilizar esse formato de pagamento no transporte público. Os ônibus que passam pelo terminal Vila Rami foram os escolhidos para a primeira fase do projeto.

O sistema entrou em vigor em março deste ano e funciona da mesma forma que os estabelecimentos comerciais que aceitam pagamento por cartão bancário. Há uma máquina disponível, na qual o passageiro insere o cartão, escolhe a opção crédito ou débito, digita a senha e espera que a catraca seja liberada para sua entrada.

É claro que as dimensões do transporte público em Jundiaí são inferiores às de Sydney, cujo território e população são bem maiores. Ainda assim, cerca de 120 mil pessoas passam pelos ônibus da cidade todos os dias e podem se beneficiar das linhas equipadas com a tecnologia, o que garante mais comodidade e segurança ao passageiro.

Você vai se interessar por:

Tranquilidade ao pagar

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gosta da ideia de usar cartão bancário no transporte? Deixe seu comentário!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito