Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Suas férias: alta do dólar estimula viagens pelo Brasil

A- A+

Que o Brasil tem atrativos turísticos para todos os bolsos e gostos, todo mundo sabe. Juntando as opções com a alta recente na cotação do dólar em relação ao real, muitos passageiros com passeios programados para o exterior estão mudando a rota para aproveitar suas férias em solo nacional.

Um sinal claro da mudança está no número de voos domésticos realizados. Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) mostrou que em janeiro o total de passageiros transportados entre rotas dentro do país chegou a 9,7 milhões, alta de 12,5% na comparação com o mesmo período de 2014.

suas-ferias

O Brasil possuí lindas cidades e pontos turísticos. Foto: iStock, by Getty Images

 

“Os números que vemos agora são a continuidade do que já se verificava no último trimestre de 2014. As companhias ampliaram seus esforços de vendas no período e os consumidores responderam positivamente”, comenta Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.

Planejamento para suas férias é necessário

Mesmo que a tendência para viagens nacionais esteja em alta com a valorização do dólar, toda vantagem econômica pode ir por água a baixo sem um planejamento mínimo das suas férias.

Com o local escolhido com antecedência é possível pagar menos pelas passagens aéreas, hospedagens e passeios. Se a intenção fugir da correria diária, o ideal é escapar dos períodos de alta temporada, quando a chance de não descansar é grande.

Como aproveitar suas férias e feriados pagando menos

O criador do site Viaje na Viagem, Ricardo Freire, indica que a montagem de um roteiro, com plano básico para o dia a dia da viagem, é a melhor maneira para, além de economizar, aproveitar com tranquilidade os períodos de folga. O “turista profissional”, como se autodenomina Freire, elenca algumas dicas para aproveitar as suas férias ou feriados prolongados sem deixar uma montanha de dinheiro em troca:

1) Aproveite passagens aéreas a preço menores

Se em janeiro ou em compras de última hora os valores de uma passagem aérea são muito altos, no restante do ano e adquirindo os bilhetes com antecedência o custo cai consideravelmente. A sugestão de Freire é acompanhar os períodos de promoção, realizados com regularidade pelas companhias aéreas

2) Use as milhas

Fora da alta temporada os pontos podem gerar bons descontos na hora de comprar as passagens.

3) Pesquise preços em sites de reserva

Grande parte dos hotéis brasileiros estão integrados a esses sites, que oferecem um bom panorama para comparação de preços. O Vivo Compras traz um comparador de preços de passagens, hospedagens e pacotes turísticos.

4) Viaje no contrafluxo

Destinos turísticos de grande apelo no Brasil têm preços muito razoáveis fora da alta temporada. Para os feriadões prolongados, a dica de Freire é procurar opções nas grandes cidades, como São Paulo e Brasília. Nestes períodos os valores das diárias ficam mais palatáveis.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Uma das cidades mais caras do mundo para turismo
Um dos pontos turísticos em SP
Viajar para o Cairo é encantador
Qualquer data é a melhor época para viajar para o Chile