Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sua personalidade indica maior ou menos tendência a gastos

A- A+

Como você se comporta diante de um produto que lhe atrai por um preço que parece em conta? Acredite: a sua personalidade é decisiva na reação a essa situação, até mesmo mais do que a sua condição financeira no momento.

A capacidade de lidar com seus instintos – e de controlá-los – pode ser a principal razão para o andamento que você escolhe dar ao orçamento mensal. Assim, sucesso ou fracasso na tentativa de conter gastos podem ter a mesma origem. Vamos entender melhor?

Mulher testa sua personalidade

Pessoas com personalidade expansiva tendem a pensar menos antes de comprar. Foto: iStock, Getty Images

Sua personalidade nas compras

Antes de entender como a sua personalidade pode estar afetando o seu comportamento de compra e o controle que você tem sobre as finanças, é preciso compreender o que é personalidade.

Segundo o Dicionário Michaelis, o termo corresponde a uma marca individual que distingue uma pessoa de outra, sendo o caráter essencial e exclusivo dela, correspondendo aos hábitos, interesses, complexos, sentimentos e aspirações.

Para Sigmund Freud, o pai da psicanálise, ela tem três componentes principais. O primeiro deles é o Id, que define as questões e ações instintivas do ser humano. O outro é Superego, que representa as normas e os valores sociais recebidos ainda na infância. E o último é o Ego, que significa “eu” em latim, e que equilibra as exigências do Id e do Superego.

O conjunto de ações, sensações e pensamentos regulados por esses componentes é que definem quem você é e também as decisões que você toma. Isso pode ser traduzido nas suas compras e gastos. A forma como você se comporta diante de uma oferta influencia diretamente na sua situação financeira, seja ela positiva ou negativa.

Tímidos gastam menos

Um estudo do pesquisador John C. Mowen, chamado de Modelo Metateórico de Motivação e Personalidade, o 3M, fez uma comparação entre os pilares da personalidade e as necessidades das pessoas, e o comportamento diante das oportunidades de compra. A conclusão é que pessoas mais introvertidas, tímidas e acanhadas podem ter menos tendência a gastar.

Já as pessoas que têm necessidade de reagir de forma emocional, expressando oscilações de humor, podem apresentar maior propensão aos gastos e às compras. Em momentos de tristeza, compram para sentirem-se mais tranquilas. Por outro lado, quando passam por situações alegres, como promoções no trabalho, gastam mais como forma de recompensa e comemoração.

Segundo Mowen, a necessidade de obter e possuir bens materiais, de estar em constante situação de estímulo e excitação, mantendo e melhorando o corpo e as aparências, fazem parte da personalidade de todas as pessoas. São as tendências de expressão das próprias necessidades que diferenciam o comportamento diante das possibilidades de compra.

Para controlar a sua personalidade

Como já abordado, a forma como você reage diante das compras e das oportunidades de gastos influência diretamente no seu orçamento mensal.

Se você não consegue controlar os seus impulsos de consumo, comprando somente o que é necessário, comparando preços, escolhendo as opções mais baratas e economizando uma quantia fixa durante o mês, suas finanças não lhe darão estabilidade e segurança.

Para que a sua personalidade não influencie negativamente nas suas finanças, é importante que você assuma o controle dos impulsos, sejam eles de introversão ou de expressão das oscilações de humor.

Gastos menores podem atrapalhar seu desejo de ter um pouco mais de conforto, porém, por outro lado, gastos excessivos podem lhe deixar em uma complicada situação de endividamento e sem uma garantia de segurança para imprevistos.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E como a sua personalidade influencia na hora de comprar? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
como abrir uma academia de ginástica