Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sua habilitação venceu? Saiba como renovar carteira de motorista

A- A+

Se sua habilitação está prestes a vencer – ou se já passou da validade – é melhor ir logo a um Centro de Formação de Condutores (CFC) e renovar carteira de motorista. A partir do vencimento, ainda é possível utilizar o documento por 30 dias. Após esse prazo, no entanto, o condutor está sujeito à infração gravíssima e sete pontos na CNH.

Quando o motorista é autuado dirigindo nessa situação, ele também pode ter a habilitação e o veículo retidos. A retirada do carro só pode ser realizada por condutor habilitado. Todas as penalidades estão previstas no artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro.

seudinheiro-Renovar-carteira-de-motorista

A cada cinco anos, é preciso renovar a carteira de habilitação no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Documentos para renovar carteira de motorista

O procedimento para renovar carteira de motorista é bastante simples. Basta ir até um CFC ou posto avançado com a CNH atual e um comprovante de residência. Você receberá um boleto para o pagamento de uma taxa e, em seguida, marca o horário do exame médico, que inclui avaliação dos reflexos e teste de visão.

Alguns CFCs aceitam o pagamento – em dinheiro ou em débito automático – na hora. Já o prazo para a entrega da CNH é de cinco a sete dias úteis após a realização dos exames. As regras são as mesmas em todo o Brasil, mas a exigência de documentos pode ser diferente em alguns locais.

Quando se muda de estado, geralmente, é preciso fazer um curso de reciclagem para poder renovar carteira de motorista. Já o valor da taxa varia conforme o perfil da condução. Isso depende se a atividade de dirigir é remunerada ou não.

Alguns CFCs solicitam documentos adicionais para renovar carteira de motorista, como identidade, CPF (a menos que o número do documento já conste na identidade) e cópia autenticada de certificado de curso de direção defensiva e de primeiros socorros.

Você vai se interessar por:

Como é feita a contagem de pontos na CNH?

Carteira de habilitação roubada: saiba como tirar 2ª via

Carteira de identidade roubada? Veja como solicitar 2ª via no Poupatempo

Prazo para renovar carteira de habilitação

Pela regra geral, o prazo para renovar carteira de habilitação é a cada cinco anos. Entretanto, para condutores acima dos 65 anos de idade, a validade do documento é reduzida para três anos, podendo variar caso haja necessidade determinada pelo médico que avaliou o condutor.

Já no caso dos motoristas iniciantes, a primeira habilitação é provisória, com validade de um ano. Após esse prazo, ela é automaticamente renovável mediante o pagamento de uma taxa de expedição do documento. Entretanto, para ter a CNH definitiva, o condutor não pode ter cometido infrações.

renovar-carteira-de-habilitacao

Na sua primeira habilitação, condutor não pode cometer infrações. Foto: Nestor Müller/Secom-ES

Segurança e tranquilidade

Agora que você já sabe como renovar carteira de habilitação e seus prazos, que tal dirigir com mais tranquilidade? O Vivo Multiassistência garante socorro mecânico e reboque para o seu carro sempre que precisar. Além disso, o serviço ainda conta com eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiro sempre que você precisar.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas sobre renovar carteira de motorista? Deixe seu comentário.

como escolher uma seguradora de veiculos
como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Dia sem carro
Homem procurando uma casa de família para deixar seu cachorro.
IPVA PI terá o desconto em cota única igual ao ano de 2015.