Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Steam permite jogar de graça: conheça os games

A- A+

Por muito tempo, jogar de graça com qualidade foi um sonho distante para os gamers: era impossível combinar gratuidade com gráficos bem acabados, desempenho razoável e recursos desafiadores. Mas com a criação da plataforma Steam, um programa de computador de gestão de direitos digitais, o cenário mudou.

A ferramenta foi elaborada para combater a pirataria, melhorar a distribuição dos games e facilitar o acesso dos usuários, sem deixar de lado os direitos dos fabricantes. Entre as funcionalidades oferecidas, é possível jogar de graça com a mesma qualidade dos games pagos.

Homem aproveita para jogar de graça

Para superar a pirataria, Steam investiu na qualidade dos processos para os usuários. Foto: iStock, Getty Images

Como jogar de graça na Steam

Para jogar na plataforma Steam, você deve acessar a página principal da plataforma e clicar em Instale o Steam, no canto superior direito. O download é gratuito e o arquivo é pequeno: apenas 1,5 MB. Os requisitos do sistema são 512 MB de memória RAM, processador de 1 Ghz ou mais rápido, 1 GB de espaço livre em disco e conexão à internet.

Depois de realizar a instalação, é preciso aceitar os termos e condições da plataforma, criando um perfil para utilizar o sistema. Em seguida, você precisa informar um endereço de e-mail, para o qual será enviada a confirmação da conta.

Após autenticar sua conta, você está pronto para começar a navegar pela loja de games. Os jogos sem custo podem ser consultados em Gratuitos para jogar, uma seção especial do site.

Entre os games disponíveis para jogar de graça, é possível listar:

  • War Frame
  • Dota 2
  • Knight Online
  • Pro Evolution Soccer 2016 my Club
  • Sven Co-op
  • Iron Snout
  • Swordsman
  • Soccer Manager
  • Time of Dragons
  • Atom Universe

Depois de escolher seu jogo preferido, é preciso instalá-lo no computador, seguindo as orientações da Steam. Feito isso, é só começar a jogar e se divertir. Todo o processo é online.

Steam aposta em qualidade contra a pirataria

Os jogos gratuitos são apenas uma das funcionalidades oferecidas pela Steam. Na verdade, a grande sacada da Vavel, responsável pela criação da plataforma, foi difundir o acesso a games de qualidade, com instalação rápida e simplificada.

Dessa forma, a empresa conseguiu firmar parcerias com grandes clássicos do universo digital, como Counter-Strike, Grand Theft Auto V, Team Fortress 2 e Football Manager 2016.

É preciso pagar para jogar esses games, mas, de acordo com o fundador da Steam, Gabe Newell, isso não é um empecilho para os usuários, desde que haja qualidade agregada aos jogos.

Em entrevista ao portal The Cambridge Student, ele explicou que a ideia da empresa sempre foi investir em qualidade. Dessa forma, seria possível convencer o consumidor de que, ao pagar por um game, estaria adquirindo um serviço superior junto a ele.

O serviço superior é caracterizado pelas garantias técnicas oferecidas pela plataforma, pela facilidade e instantaneidade de acesso, além da comunidade participante, por meio da qual é possível fazer amizades, participar de grupos e conversar durante os jogos online.

 

Lembrou de alguém lendo o artigo? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
vale a pena comprar um videogame
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet